Páginas

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Novidade no Paraguai: o "bispo vermelho"

Depois de sofrer por décadas com a ditadura corrupta de Alfredo Stroessner e continuar vivendo a hegemonia do Partido Colorado, o nosso vizinho Paraguai vai passar por novo processo eleitoral em 2008.

A novidade é o nome de Dom Fernando Lugo, bispo emérito da Igreja Cátólica, também conhecido como "bispo vermelho" - por sua identificação com a chamada esquerda católica.

A Folha de São Paulo noticiou hoje o favoritismo de Dom Fernando para o próximo pleito, ameaçando a hegemonia de 60 anos de Partido Colorado. Foi lançado ontem, segundo o jornal, o Movimento Paraguai Possível (MPP), para impulsionar esta candidatura alternativa.

Espero que os ventos progressistas que sopram na América Latina venham soprar também no Paraguai, e que os irmãos paraguaios possam, de fato, construir uma alternativa que signifique definitivamente a consolidação da democracia com progresso para o seu país.

Um comentário:

  1. Conheci o blog por meio de um amigo aí de SP que me enviou o link. Achei interessante. Vou comentar rapidamente este assunto: Dom Fernando Lugo seria o equivalente ao Dom Hélder Câmara, o nosso 'bispo vermelho' durante a ditadura militar brasileira. Bom ver a igreja renascendo politicamente como organismo inteligente e atuante. Parabéns pelos assuntos abordados no blog.

    Armando.

    ResponderExcluir