Páginas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Pedágio nas marginais: você concorda?

O prefeito Gilberto Kassab enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que tem como objetivo instituir a cobrança de pedágio nas marginais do Tietê e do Pinheiros. Esta não uma idéia nova - o ex-prefeito Celso Pitta tentou por duas vezes implantar uma proposta semelhante e não conseguiu o apoio na Câmara para sua concretização.

Agora o prefeito Kassab tenta viabilizar o projeto do Serra que propõe o seguinte:

a) As marginais seriam entregues à administração do Estado, este seria o responsável pelas obras de reforma e por sua manutenção;

b) As obras seriam feitas por meio da chamada - Parceria Pública e Privada (PPP): a iniciativa privada construiria 8 novas pistas - quatro de cada lado das marginais -e, em troca, através de um contrato de concessão, cobraria pedágio dos usuários;

c) Os valores do pedágio não estão definidos, mas se fala em valores que variam de R$ 0,50 até R$ 5,50. Este seria o valor para quem usasse toda a extensão da marginal, aquele para uso parcial.

O debate vai começar na Câmara Municipal, é muito importante que todos se manifestem a respeito dessa matéria para que nós vereadores possamos estar em sintonia com o que pensa o povo. Afinal, o Legislativo Municipal representa o povo dessa cidade.

Desde já, quero deixar minha opinião: esse pedágio é mais um meio de jogar nas costas dos contribuintes a responsabilidade de pagar os custos de manutenção das marginais. Não resolverá o problema do saturamento destas vias, pois elas são o desaguadouro do tráfego pesado das principais rodovias que ligam São Paulo a outras regiões do país.

Somente com o Rodoanel é que conseguiremos resolver os constantes congestionamentos das marginais, bem como desviar o tráfego pesado que dela se utiliza.

Para quem ganhou as eleições combatendo o aumento de tributos, como foi o caso do Serra, essa medida é a prova de que ele tinha um programa para ganhar as eleições e outro para governar. Em outras palavras, praticou um estelionato eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário