Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2007

A 'racionalidade tucana' de Gianotti

O artigo Autonomia universitária ameaçada (para assinantes), do filósofo José Arthur Gianotti na Folha de S. Paulo de hoje, serve de amostragem de como age o governador José Serra por meio de sua "tropa de choque de intelectuais".

Um incauto poderia ver no título do artigo uma crítica ao processo de controle da universidade pretendido pelo governo Serra, mas é exatamente o contrário que se lê: uma defesa veemente da truculência serrista, permeada de críticas à universidade, aos movimentos organizados de professores, estudantes e funcionários das universidades paulistas - e olha que Gianotti é professor emérito da Universidade de São Paulo.

No seu texto, o professor Gianotti resume a crise das universidades paulistas - em particular o caso da USP - da seguinte forma: "No fundo, reside um projeto político antidemocrático que ensina alunos, funcionários e professores a desobedecer toda a ordem constituída, a não cumprir contratos, a não ter responsabilidade pelo trabalho que deveriam estar desenvolvendo".

Traduzindo o pensamento acima para algo próximo do comportamento Kassabiano, pode-se deduzir que o filósofo se inspirou na "célebre" frase do prefeito de São Paulo no episódio do cidadão Kaiser Paiva: "Vagabundos, vagabundos, vagabundos!".

Ora, se "alunos, professores e funcionários" aprendem a "não respeitar contratos", a "não ter responsabilidade" que nome recebe isso?

Lamentável que o professor se preste a esse trabalho usando tal nível, logo ele que é um filósofo conhecido e que teria condições de contribuir para a superação dos problemas que os tucanos trouxeram ao ensino superior paulista nos últimos anos. Se bem que a realidade bate à porta: ele é tucano assumido desde sempre!

4 comentários:

  1. Essa é a postura de parte da intelectualidade que ancora o atual governo, embalando o sonho de ver o tucanato de novo no comando do país. Sorte que esses ecos não chegam aos ouvidos do povo, que o digam as eleições de 2002 e 2006...

    Abraço!

    Armando

    ResponderExcluir
  2. danilo (zona oeste de SP)24 de maio de 2007 às 20:53

    É um direito do professor dizer o que entende sobre essa situação grave na USP. E também um direito dos estudantes, trabalhadores e professores daquela universidade de reivindicarem melhorias e o fim do que chamam de intervenção do governo. Afinal vivemos ou não numa democracia? Tudo terá que acabar com a tropa de choque? Esperamos que não!

    ResponderExcluir
  3. Dr. Wilson Palhares25 de maio de 2007 às 17:41

    Mas pessoal, Hitler também tinha filósofos!

    ResponderExcluir
  4. O professor Gianotti está corretíssimo. Chamar de vagabundos não está longe da verdade... É direito dos professores e alunos jogarem no ralo dinheiro público que deveria estar sendo usado para pesquisa/ensino/exensão?? E ainda querem mais!!! Da onde você tiraria João???

    ResponderExcluir