Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Serra e as Universidades

Quando o governador José Serra assumiu o comando do estado uma de suas primeiras medidas foi criar, por decreto, sem consultar nem mesmo as entidades interessadas, a tal Secretaria de Ensino Superior.

Colocou no seu comando um dos seus fiéis seguidores, daqueles que só dizem "amém" às ordens do governador. Pior: com limitados conhecimentos da realidade universitária, uma espécie de “estranho no ninho.”

A indicação de Pinotti já soou como uma intromissão indevida nas universidades. Não bastasse isso, o governador editou um decreto impondo a todas universidades o controle de gastos, ou seja, nenhuma universidade terá autonomia orçamentária, a destinação das verbas só valerá ser tiver o seu aval. Como sabemos que quem controla o poder econômico determina também a política, portanto, o decreto foi um ataque direto à autonomia universitária, da pior forma, através do controle financeiro.

Inconformados, alunos e professores, estão resistindo como podem a este ato autoritário. Ontem os professores decidiram entrar em greve. Entre outras reivindicações, estão hipotecando solidariedade à luta dos estudantes contra os cinco decretos do Serra.

Como vereador da cidade de São Paulo, quero expressar minha solidariedade ao movimento dos estudantes e professores da USP. Como diz o poeta: “Ninguém vai conseguir calar nosso canto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário