Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2007

O impasse continua

Do Jornal da Tarde

"O impasse sobre os decretos do governador José Serra (PSDB) e a autonomia das universidades estaduais do Estado poderá acabar na Justiça. O governo garante que os decretos só valem para a administração direta e indireta, excluindo as universidades, mas os estudantes da USP e parte da comunidade acadêmica pedem a revogação das normas, editadas em janeiro e março deste ano.

O encontro de ontem entre o secretário de Justiça, Luiz Antonio Guimarães Marrey, a reitora Suely Viela, representantes do Ministério Público, da Assembléia Legislativa, de alunos e professores durou quatro horas e terminou sem definição. Segundo o secretário, quem considera os decretos inconstitucionais deve questioná-los na Justiça. É o que promete fazer um grupo de advogados e alunos, liderados pelos jurista Dalmo Dallari. Ele anunciou que está preparando uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin)."

Comentário: Todos os instrumentos utilizados na luta para garantir a autonomia universitária, desde que sejam pacíficos, são legítimos e merecem todo o meu apoio.

Um comentário:

  1. A autonomia universitária está na Constituição Paulista e na Federal. É a Universidade responsável pela decisão de contratação de profissionais, investimento em pesquisas, em cultura, emfim, é a gestora de sua política de administração.

    Agora, a política que o Governador está querendo aplicar nas Universidades Paulistas é a partidária. Vejam vecês que Serra substituiu a Secretaria de Turismo pela Secretaria de Ensino Superior para acomodar seu correligionário Pinotti.

    Aonde vão parar os servidores da extinta Secretaria? Porque não serão aproveitados na atual. A Constituição Paulista diz que a atribuição de substituir uma secretaria é da Assembléia Legislativa, ficando a sanção para o Governador. O que não foi feito.

    Sendo assim, os alunos e professores da USP estão corretíssimos. Acho que eles não vão se retirar do prédio da reitoria e, pelo que conheço dos ânimos do tucanato a qualquer momento a tropa de choque entra em ação. Na pancadaria.

    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir