Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2007

Rolo compressor da irresponsabilidade

Acendeu de novo a luz amarela em relação às obras da Linha 4 do Metrô, conforme relatos de hoje na imprensa. O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde trazem informações sobre novos problemas de rachaduras em casas no entorno da construção, desta feita na região Butantã. Só para lembrar, as obras da Linha 4 (Amarela) foram retomadas sem que investigação alguma tenha sido concluída até agora - inclusive a investigação barrada pelo rolo compressor do governador José Serra na Assembléia Legislativa de São Paulo, que impediu a instalação da necessária CPI do Buraco do Metrô.

O resumo de uma das informações dos jornais deveria chamar a atenção. Veja o que diz o JT hoje (22):

"Retomadas há um mês, depois do acidente ocorrido em janeiro, que provocou a morte de sete pessoas em Pinheiros, as obras da Linha 4 do Metrô continuam a tirar o sono dos moradores. E não é só por causa do barulho. Atualmente o Consórcio Via Amarela reforma quatro casas na Rua Martins, perto da futura Estação Três Poderes, no Butantã, Zona Oeste.

Desde fevereiro, pelo menos outras 23 residências apresentaram problemas, que variam de rachaduras nos muros até pisos afundados nos cômodos. Embora o Consórcio mantenha cautela extra em relação a qualquer sinal de perigo, o temor de que estragos mais graves ocorram ainda ronda o pensamento dos moradores. Os indícios são os mesmos do acidente de janeiro, quando uma cratera de 80 metros de diâmetro engoliu parte de uma rua e afetou 70 casas num raio de 200 metros".

Leia a matéria completa aqui.

Não se sabe o que o atual governo espera. O que deixa a entender é que prefere fazer a população correr novos riscos, baseada estritamente em relatórios técnicos que, como se sabe, falharam quando do surgimento do buraco na futura estação Pinheiros. E, quando corretos, alguns avisos técnicos podem ter sido ignorados por razões políticas e eleitorais do governo Alckmin. O ex-governador disputou a eleição presidencial de 2006 vendendo a falsa idéia da "eficiência" e, dessa forma, medidas importantes deixaram de ser tomadas antes do acidente que ocorreu em janeiro deste ano, já com a continuação do governo tucano nas mãos de Serra.

Os tucanos fazem ouvidos de mercador aos problemas e deixam a população em estado de tensão permanente.

Um comentário:

  1. Dr. Wilson Palhares22 de maio de 2007 às 22:13

    Será que os moradores classe média da região do Butantã, Pinheiros e adjacências aprenderam o que é a tão propagada "eficiência tucana"?
    Não votaram na Marta por preconceito, agora tem que passar noites em claro!

    ResponderExcluir