Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2007

O caminho é 'desengavetar' a CPI da CDHU

A Folha Online traz uma informação importante sobre um assunto que dorme na Assembléia Legislativa de São Paulo sob sucessivos governos tucanos: as denúncias de irregularidades na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo do Estado. Veja um trecho da reportagem da Folha, no portal UOL:

Polícia prende 16 suspeitos de envolvimento em fraudes na CDHU em SP

da Folha Online

"A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta terça-feira 16 pessoas envolvidas em licitações fraudulentas e no superfaturamento de obras da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), em 21 municípios do interior do Estado.

Chamada de Operação Pomar, a polícia prendeu advogados, empresários, políticos e funcionários públicos. São 23 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão.

As investigações, realizadas em conjunto com o Ministério Público, começaram em 2005, por meio de uma denúncia do TCE (Tribunal de Contas do Estado). O inquérito foi instaurado na Delegacia Seccional de Presidente Prudente".

Assinante da Folha/UOL clica aqui para ler a matéria completa.

REFRESCANDO A MEMÓRIA - As denúncias de desvio de recursos da CDHU vêm de longe, segundo matérias publicadas pela imprensa ainda em 1999. O jornal Diário Popular, atual Diário de S. Paulo, publicou no dia 13 de junho de 1999 uma reportagem assinada pelo jornalista Xico Sá na qual foram listadas quase uma dezena de fraudes praticadas na época na companhia (clique aqui e leia a matéria).

Vem daquela época a luta do PT para investigar a CDHU. Essas denúncias embasaram o pedido da CPI da CDHU - uma das 70 que enfeitam a fila de CPIs que os tucanos mantém engavetadas na Alesp. A nova denúncia e a prisão de diversas pessoas acusadas de envolvimento no desvio de recursos da empresa só reforçam a necessidade da oposição furar mais este bloqueio. Do contrário, o assunto poderá acabar onde sempre acabou nos últimos governos tucanos: numa "comissão de faz-de-conta" ou mesmo numa "sindicância", como a que já foi anunciada pela direção da CDHU depois da prisão dos acusados ocorrida hoje.

Mas como já dissemos aqui reiteradas vezes, tucano gosta mesmo de CPI "contra os outros". Ou: "CPI boa é quando se investiga o quintal alheio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário