Páginas

sábado, 26 de maio de 2007

Sabesp-Gautama: contratos escondidos em notas

De forma muito tímida, alguns jornais editaram pequenas notas sobre a licitação feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, que envolve um consórcio integrado pela Construtora Gautama, de Zuleido Veras. A Gautama é objeto de uma investigação da Polícia Federal, na Operação Navalha, acusada de utilizar métodos de aliciamento e compra de políticos para fraudar licitações em seu favor em vários estados da federação.

O governo do Estado está realizando uma obra de saneamento ambiental em Peruíbe, no litoral Sul de São Paulo, e a Gautama compõe o grupo que venceu a licitação. O curioso é que nenhum veículo de comunicação noticiou o fato, como dissemos ontem aqui no blog. O contrato do qual a empresa participa é superior a R$ 140 milhões, mas a obra toda supera R$ 1,2 bi.

Ouvindo vários colegas parlamentares, indignados com a falta de publicidade deste fato, decidi publicar uma nota no blog (veja abaixo), dando a noticia e perguntando o que levava os jornais do nosso Estado a não se interessarem pelo fato. Isso num momento em que toda a imprensa está debruçada sobre a atuação da Guatama em todos os lugares do país. E é bom lembrar que o governador José Serra estava ontem na Baixada Santista lançando, entre outras, a referida obra.

Hoje (26) já começam a aparecer pequenas notas sobre o assunto. A Sabesp se antecipou e divulgou uma nota da qual alguns jornais reproduziram pequenos trechos: “A Sabesp suspendeu procedimento de uma obra de saneamento ambiental em Peruíbe (SP), que seria realizada por um consórcio integrado pela construtora Gautama. Com a notícia de que a empresa operava um esquema de fraude em obras públicas, a Sabesp encaminhou a licitação para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Sabesp só se pronunciou por meio de notas”, diz o jornal O Estado de S. Paulo. A nota da Sabesp também virou uma "pequena nota" no jornal Folha de S. Paulo.

O fato é que a licitação existe, como bem noticiamos aqui no blog, e o governo do Estado através da Sabesp não a cancelou, apenas enviou para o TCE para análise. A impressão que passa é que eles querem legitimar a concorrência através da opinião do Tribunal de Contas.

Sugiro aos jornais que também demonstrem interesse nesse assunto que a Sabesp afirma ter passado à alçada do TCE. Se levarmos em conta a desenvoltura do dono da Gautama falando ao telefone, conforme mostraram as investigações que o levaram à prisão, o tema Gautama-Sabesp pode ter rendido alguma ligação, "alguma conversinha". Quem procura, acha, já diz o ditado!

DUAS PERGUNTAS PERTINENTES: Será que era somente aqui no Estado de São Paulo que a Gautama utilizava métodos diferentes na hora de contatar a Sabesp e "negociar" a licitação? Haveria outras empresas no Estado que "negociaram" com Zuleido Veras ou com seus representantes?

Um comentário:

  1. Vereador, parabéns mais uma vez pela idéia de criar o blog. Esse é mais um caso que o Senhor chama à atenção de autoridades e da imprensa semvergonha que só divulga o que e a quem interessa.

    Este Blog serve também de mural para alertar os descasos omitidos pela imprensa.

    Quanto as perguntas, tenho certeza que a Polícia Federal vai nos dar a respostas. Confio no Diretor Dr. Paulo Lacerda.
    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir