Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2007

Rui discute autoritarismo tucano e Educação

Artigo do deputado estadual Rui Falcão (PT) publicado hoje no blog do jornalista Ricardo Noblat discute a postura autoritária do governo José Serra para explicar o imbróglio criado pelo governo tucano ao criar a tal Secretaria de Ensino Superior e investir contra a autonomia universitária. Leia um trecho abaixo:

A integração mítica da educação paulista e seus escombros

"Dando razão a Puddington, no entanto, é preciso reconhecer que o mesmo não poderia ser dito de Executivos estaduais, em especial os governos tucanos, que têm sido responsáveis pela retorno célere do autoritarismo - agora não mais calçado de botas, mas disfarçado com punhos de renda -, como se pode observar em Minas Gerais, com a lei delegada, e em São Paulo, com a gestão preferencialmente por decreto do governo Serra, em total desapreço para com as prerrogativas constitucionais do Poder Legislativo e para com as instâncias de participação democrática e popular nos assuntos de Estado, duramente construídas em resposta à centralização autoritária da ditadura militar.

É nessa perspectiva que se deve entender a resposta do movimento estudantil universitário paulista -, cuja paralisação se alastra por todos os campi e que poderá contar com a adesão do professorado nos próximos dias - à investida contra a autonomia universitária, que vem sendo intentada por José Serra. Como se há de lembrar, também na história do Brasil, a exemplo do que sempre ocorreu em outras partes do mundo, o primeiro atentado contra o exercício da liberdade começa com a extinção da autonomia universitária, que é nenhuma se não vem acompanhada da autonomia na gestão dos recursos financeiros. O governador, por meio de seu secretário do Ensino Superior, o doutor José Aristodemo Pinotti, o nega, mas o fato é que quanto mais intenta confundir, lançando mão de supostas explicações, mais deixa transparecer seu propósito inconfesso de subordinar a gestão das universidades públicas á vontade direta do governador".

Leia aqui o artigo completo.

Um comentário:

  1. O Serra pensa que é a encarnação de Luis XVI, rei francês que enchia a Bastilha de camponeses que se opunham à monarquia. Só falta ele instituir a volta da guilhotina...

    ResponderExcluir