Páginas

domingo, 27 de maio de 2007

Todo excesso deve ser combatido

Comentando a operação anticorrupção da Polícia Federal, o ministro Tarso Genro disse:

“Se uma pessoa que se entrega voluntariamente à polícia, minha opinião é a de que não precisa ser algemada. Mas se ela está sendo detida, seja uma pessoa de alta representação social ou uma pessoa que tenha um histórico violento, é preciso levar em conta que essa pessoa pode se desequilibrar na hora da prisão. Um pelo choque da sua situação social. Outro porque é violento. E o ato de prisão tem que gerar duas seguranças: a do aprisionado e a do agente”.

Comentário: Não aprovo os excessos cometidos pela Polícia Federal. Afinal, a nossa Constituição garante o direito ao contraditório, ou seja, não existe condenação sumária em nosso país, a todos é garantido amplo direito de defesa. Quero destacar também o princípio constitucional da presunção de inocência, que quer dizer: ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença.

Pirotecnias publicitárias nem sempre são sinônimo de eficiência. Os exageros de algumas operações precisam ser combatidos, está em jogo a reputação de muitos. Alguns devem, outros nem tanto e podem ter certeza: nessas operações da PF, muitos inocentes são envolvidos, têm sua imagem maculada, com danos irreparáveis às suas vidas.

Como diz o ditado: "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém."

Um comentário:

  1. Quero descordar dessa opinião,será que não esta na hora de discutir-mos formas de encarar a justiça em nosso pais, ou pelo menos analizar e enchergar de formas diferente à ação dos nossos policiais,pois acredito, que policiais que prendem um afurtunado é diferente dos que prendem um desafurtunado,pois aqui na periferia meu caro vereador nossos jovens apanham na cara e ficam presos por muitos dias apanhando e até assinam culpas que não as tem por serem ameassados de morte dentro dos distritos policiais,por sinal temos um caso famoso de uma jovem que ficou presa por um ano, por ter roubado um pote de margarina e ainda responde na "justiça" até hoje, então vamos todos roubar milhões e a justiça por sua vez impedirá que nós pobres mostais vejamos as algemas (pulseras) da policia federal .

    ResponderExcluir