Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Serra manobra para impedir investigação

A nota abaixo, da coluna Painel da Folha de S. Paulo de hoje (11), mostra como o governador tucano José Serra interfere diretamente na Assembléia Legislativa para impedir que o governo seja investigado. Veja a reprodução da nota e outro comentário meu:

"Chá de cadeira. Adotado o critério de ordem cronológica defendido pelo governador José Serra (PSDB), a Assembléia paulista terá de instalar 14 CPIs sobre temas que vão do excesso de cursos de medicina à deterioração das ferrovias antes de iniciar a apuração sobre a máfia da CDHU".

Comentário: Eu já falei aqui sobre os assuntos com os quais os tucanos concordam que sejam abertas CPIs na Alesp - de preferência que falem sobre "temas curiosos". Nada que diga respeito diretamente ao governo.

Exemplos e ridículo

CPI do "excesso dos cursos de medicina" - investigaria se os cursos estão em faculdades muito perto umas das outras". Justificativa tucana: "Pode ser que fique muita gente perto e causa tumulto, né?", diz um esperto tucano.

CPI do desgaste dos trilhos das ferrovias - Investigaria o "atrito" entre os trilhos e as rodas dos trens. A dúvida era se a investigação iria se ater ao barulho produzido ou à faísca que sai na hora em que o trem começa a rodar. "Ah, tanto faz", se apressaria outro tucaninho maroto que propôs a CPI a mando do Palácio dos Bandeirantes.

O ridículo é tanto que caberiam exemplos diversos sobre outros temas curiosos de CPIs que os tucanos aprovariam de imediato, tais como: investigar o uso de letras de fôrma em anúncios publicitários, a criação de galinhas d'angola em Machu-Pichu, as viagens dos ônibus espaciais americanos ou a colheita da cana em dias de chuva forte.

Se existisse tucano sério nessa questão das CPIs na Alesp, certamente este diria: "Na verdade, nossa intenção pura e simples é atrapalhar qualquer idéia de investigação do nosso governo nesses anos todos. Gostamos de propor investigação contra os outros. E nisso o governador Serra é nosso maior apoiador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário