Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2007

'Pisando em ovos' ao falar da Educação em SP

Um dos editoriais de hoje (26) do jornal O Estado de S. Paulo aborda a vinda da ex-secretária de Educação do Distrito Federal, Maria Helena Guimarães Castro, para cargo semelhante no governo do Estado de São Paulo, a convite do tucano José Serra. Uma leitura atenta do editorial Troca de comando na Educação mostra como o Estadão "pisa em ovos" ao falar desse que é um dos mais desastrosos setores que os tucanos têm para apresentar ao país nos mais de doze anos de reinado. A propósito de desastre educacional, o concorrente do Estadão - a Folha de S. Paulo - carimbou a situação da Educação paulista como "fracasso retumbante", também em editorial.

Voltando ao teor do editorial do Estadão, a análise que o jornal faz é sempre comedida, fustigando de leve e indiretamente a ex-secretária de Mário Covas e Geraldo Alckmin, Rose Neubauer, ao falar que "outros (secretários) perderam tempo e recursos com medidas pontuais e com políticas equivocadas, como a adoção do regime de progressão continuada, que substituiu a avaliação anual pela avaliação por ciclos de quatro anos. Na prática, esta política levou à aprovação automática, sem preparar os alunos para o ensino médio".

Em seguida, o jornal emenda de forma "elegante" um parágrafo para descrever o que todo mundo sabe representar o lado cru da vida escolar em São Paulo: "É por esse motivo que o nível médio de rendimento dos estudantes da rede pública paulista caiu proporcionalmente muito mais do que no resto do País, conforme foi evidenciado pelas últimas avaliações realizadas pelo MEC, como o Saeb e o Enem. Na Prova Brasil de 2006, que avalia o ensino fundamental em 27 Estados, os estudantes dos colégios estaduais paulistas ficaram em 5º lugar em português e em 8º em matemática".

É verdade que é por essse motivo, mas não se pode negar que há outros que o editoral - pelo claro alinhamento com o governo tucano - não pode e prefere não citar. Pode-se destacar alguns motivos a mais que levaram a educação estadual paulista aos níveis mais vergonhosos de que se tem notícia até hoje:

1 - Fechamento de Escolas - O famigerado "processo de reestruturação educacional" implementado por Rose Neubauer e pelo atual secretário de Comunicação de Serra, Hubert Alquéres, fechou dezenas de escolas em todo o Estado, levando caos ao sistema e demissão de 40 mil professores - algo sem precedentes;

2 - Arrocho Salarial - Permanece até hoje a política de arrocho salarial tucana, que é aplicada de forma "democrática" a todas as categorias do funcionalismo público estadual. A propósito de salário, a nova secretária já andou adiantando que não trará novidades- e nem poderia, pois também veio do governo Geraldo Alckmin. A "novidade" é continuar com a política de "gratificações";

3 - Aprovação ("empurração") automática - Já falada no editorial, mas de modo tímido. Na realidade, foi a mais ousada política de aprovação em massa que ficará por décadas produzindo efeitos nefastos na educação e nos que foram "premiados" com a "boa intenção" dos sucessivos governos tucanos de esvaziar as salas de aula a todo custo. A multiplicação do analfabetismo funcional será uma praga tucana que corroerá gerações inteiras em São Paulo, cujos efeitos já se sente na atualidade.

4 - Infra-Estrutura - Por fim - para ficar só nessas considerações -, o problema de infra-estrutura gritante das escolas estaduais que hoje abrigam estudantes, professores, diretores e funcionários de modo precário, sem o mínimo de segurança, sem material de apoio ou pedagógico. Algumas escolas viraram verdadeiros "cadeiões" por causa do risco oferecido à comunidade escolar - e o governo faz de conta que "reformula e melhora o ensino".

Nem mesmo uma ação de marketing demorada fará alguém acreditar que São Paulo ainda tem um sistema educacional digno desse nome - a expressão literal é mesmo de "terra arrasada" por onde pisam os tucanos na administração educacional há 12 anos. Esta, infelizmente, é a realidade nua e crua que nem um, dois ou dez editoriais ou mesmo um jornal inteiro conseguirão reverter "dourando a pílula".

Nenhum comentário:

Postar um comentário