Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2007

JT fala sobre "o apagão nosso de cada dia"

O Jornal da Tarde saiu na frente ao ser o primeiro veículo de comunicação a tocar num assunto que parecia "proibido" na imprensa de São Paulo: o "apagão" no trânsito da Capital. Óbvio que a motivação para a matéria Apagão no trânsito foi um megacongestionamento registrado na cidade ontem (4), mas valeu pelo título.

Enquanto os problemas de atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos dominam a pauta da imprensa nos últimos tempos - alimentando a combalidade "CPI do Apagão Aéreo" na Câmara dos Deputados -, o fato é que o caos vivido diariamente pelos paulistanos nunca havia sido tão bem ilustrado como o foi pelo JT.

São usuários dos transportes coletivos transportados como mercadoria, seja em ônibus, trens ou metrô. E os motoristas presos em congestionamentos que surgem por qualquer motivo na cidade. E toma a imprensa, de um modo geral, a falar somente dos aeroportos, a ponto de alguém sonhar que os brasileiros vivem dentro de um avião.

Embora os problemas no setor aéreo sejam danosos à vida das pessoas e à economia do país - e necessitem de soluções urgentes do governo e das empresas do setor -, não se pode esquecer que o avião é um meio de transporte de uma minoria (em crescimento, ano a ano, é verdade!) se comparada aos usuários dos transportes terrestres nas grandes cidades como São Paulo.

No caso de São Paulo, quase todo mundo parado no trânsito e a imprensa falando somente do "caos aéreo". Parabéns ao JT que colocou seus repórteres nas ruas (todos, pelo jeito, ficaram presos em algum congestionamento ontem!) e trouxe o assunto à pauta. É um serviço prestado pelo jornal à informação plural.

4 comentários:

  1. Decerto algum dono de jornal chegou atrasado ao seu jantar e por essa razão descobriu o trânsito que já está acontecendo na cidade há tempos. Mas é isso que a imprensa faz, divulgar apenas aquilo que interessa ao seu proprietário. Veja por exemplo, mil desgraças acontecendo na periferia, alunos sem merenda decente, projetos sociais parados, córregos imundos e só é noticiado a lei da cidade limpa. Até parece que a vida se resume em Outdoors!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dr. Jivago, não seja assim tão cruel com a imprensa, pois os nossos magnatas sabem que a vida se resume aos aeroportos, e não aos festivais, como um dia profetizou o velho Geraldo Vandré, e muito menos em out-doors, como profetizou Kassab I, o louco!

    ResponderExcluir
  3. Bom, pelo menos o termoa apagão do trânsito já foi cunhado, não se sabe se foi por causa do congestionamento ou porque algum "cunhado" de dono de jornal ficou preso no trânsito..rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oba, existe mesmo o tal apagão do trânsito em São Paulo. Qualquer dia os caras descobrem que tem até tráfico de drogas em Sampa...

    ResponderExcluir