Páginas

sábado, 28 de julho de 2007

Passando dos limites

Para cumprir as determinações do Serra, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) tem rebolado. Pressionado, tenta justificar o seu laudo que atesta a excelência da reforma da pista do Aeroporto de Congonhas. Na nota divulgada ontem, o IPT, ligado ao governo do Estado de São Paulo, afirmou que os dados do relatório "são essenciais para segurança da pista, mas não são suficientes". Ora! É claro que existem outros elementos que precisam ser analisados. Porém, quando o próprio IPT diz que os dados contidos em seu relatório são “essenciais”, veja o que quer dizer a palavra essencial no dicionário Michaelis: es.sen.ci.al, adj m+f (lat essentiale)1 Relativo à essência; que constitui a essência. 2 Que constitui a parte necessária ou inerente de uma coisa; necessário, indispensável.

Para atender as determinações do governador eles tentam até mesmo alterar o significado das palavras na língua portuguesa. Talvez no dialeto "tucanês" a palavra essência só tenha sentido quando empregada na defesa dos seus interesses.

O IPT informou ainda que "não faz parte do escopo deste trabalho a liberação de pistas nem a elaboração de roteiro com esta finalidade". De acordo com o órgão, a liberação é de atribuição da Aeronáutica.

É claro que a liberação da pista não é de competência do IPT! O que eles não podem é negar que foram contratados como uma instituição de “excelência” e que seu relatório seria "essencial, necessário, indispensável" para formar o juízo de valor acerca das condições para liberação da pista.

É uma pena que esse importante instituto de pesquisa se sujeite a servir a interesses políticos pessoais do Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário