Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Apetite privatista tucano é ainda maior com Serra

Desde que colocou os pés no Palácio dos Bandeirantes, o tucano José Serra tem dado sinais claros de como deseja ampliar a chamada "privataria" do Estado de São Paulo, iniciada lá atrás pelas mãos do seu antecessor, Geraldo Alckmin. Serra já falou em "assumir" diversos órgãos federais, uma vez que comandaria um governo "eficiente", em contraposição ao que acha ser o governo federal.

No fundo, é o apetite privatista falando mais alto. Pode-se reforçar essa "fome" tucana lendo o artigo Colapso dos aeroportos de São Paulo (só para assinantes da Folha/UOL), assinado por ninguém menos que o tucano e cria do quercismo Alberto Goldman, que por acaso é o vice-governador do Estado. Nele, o engenheiro fala com ares de autoridade sobre "os gargalos no sistema aeroviário", e conclui: "O governo federal tem sido incapaz de encarar o desafio. Que o entregue, pois, ao governo paulista".

Sabe-se, naturalmente, qual seria o caminho se isso fosse levado a sério: a privatização líquida e certa para os mesmos consórcios de sempre, em cujas mãos os tucanos entregaram as rodovias que esfolam os paulistas pelos pedágios mais numerosos e caros do mundo - só para citar um exemplo. Eles privatizaram tudo e os consumidores estão a ver navios para pagar as contas hoje em dia (vide luz, telefones, pedágios). Querem privatizar o espaço aéreo!

Perguntas pertinentes - A propósito de ineficiência, o que o vice-governador acharia de São Paulo ser obrigado a entregar ao governo federal o sistema de ensino estadual que está completamente falido? Ou passar o sistema de metrô e de trens para a administrçaão federal, visto que a malha não aumenta, embora os preços sejam altos e os serviços hoje sejam um caos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário