Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Pérolas da atuação de um tucano em 2005...

Todo mundo que acompanha minimamente as ações de parlamentares sabe que estes podem homenagear personalidades, entidades, cidades etc - por meio das condecorações, medalhas e outras honrarias. Isso é natural e acontece em qualquer parlamento do Brasil e do mundo.

Agora imagine praticamente todos os requerimentos de um ano inteiro assinados por um deputado estadual que ocupa hoje a função de Líder do PSDB na Assembléia Legislativa serem de "homenagens". Isso mesmo: o deputado Mauro Bragato, líder tucano na Alesp, passou o ano de 2005 requerendo "votos de congratulações" para municípios paulistas, praticamente todos da sua base eleitoral. De um total de 37 requerimentos assinados por ele naquele ano, 34 versavam sobre "homenagens" a cidades paulistas. Não se questiona as homenagens, merecidas pelas cidades, e sim a aparente falta de iniciativa do parlamentar.

Talvez seja mais fácil compreender esse tipo de atitude quando se tem um parlamento onde o controle do Executivo impede sua ação - restando aos integrantes da base do governo tarefas "menos expressivas". Fiscalizar o governo, propor melhorias, assinar os pedidos de CPI que eles tanto cobram dos governos alheios, isso nem pensar! Enfim, esse é o tucanato!

Um comentário:

  1. Não é surpresa encontrar parlamentar que tem como únicos projetos, homenagear os amigos. Tem político que se elegeu e nem sabe pra quê. Aliás, sabe sim e é só para se arrumar, como aquele político personagem do Chico Anísio, que queria distância do povo...

    ResponderExcluir