Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tucanos perderam também o rumo da História


Não bastasse a crise provocada pela distribuição de material didático com erros crassos de Geografia - que mostrava dois Paraguais e extinguia o Equador -, descobriu-se que o governo Serra conseguiu a proeza de entregar cartihas nas quais a História também é distorcida. O assunto está nos jornais do final de semana.

De acordo com cartilhas de História ora em mãos dos alunos, o continente americano teria sido descoberto por Cristóvão Colombo em 1942 - e não em 1492, como é o correto. Por essa "versão" que o governo do Estado leva aos alunos da sua rede ensino a chegada das caravelas de Colombo ao nosso continente teria acontecido em plena Segunda Guerra Mundial.

Se fosse levada a sério a tal versão serrista, ocorreriam situações curiosas, pois aliados e tropas nazistas em guerra - isso em 1942 - não teriam sequer notado as peripécias da esquadra do comandante genovês que cruzou o oceano Atlântico a serviço dos reis da Espanha. Claro que isso é uma ironia diante de mais um erro encontrado em material didático que está consagrado em qualquer livro de História.

E o pior: de novo o governo diz que "basta consultar a internet" para saber a data correta. Não seria mais fácil a Secretaria da Educação agora sob o comando de um ex-ministro de FHC reconhecer que perdeu o rumo da Geografia e da História?

Depois eles reclamam quando criticamos a queda dos índices de aprovação nas escolas paulistas desde que assumiram o governo, isso em 1995, e não em 1959. Para sorte dos estudantes das nossas escolas públicas estaduais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário