Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Subcomissão Arquivos da Ditadura começa hoje


Participo hoje às 19h na Câmara Municipal de São Paulo da instalação da Subcomissão de Direitos Humanos que acompanhará abertura dos arquivos da ditadura militar.

O ato também terá a presença de autoridades e familiares de mortos e desaparecidos políticos. Além de acompanhar a abertura dos arquivos da ditadura (1964-1985) , o trabalho da subcomissão terá a função de resgatar a trajetória das suas vítimas.

Na sessão de instalação, os membros da subcomissão terão acesso à documentação da comissão parlamentar de inquérito da Câmara que investigou, em 1990, a vala clandestina no cemitério municipal de Perus. Na vala, foram identificadas pela CPI 1.049 ossadas, algumas delas de presos políticos e de vítimas de esquadrões da morte. De acordo com os registros do cemitério, seis presos políticos deveriam estar enterrados no local, mas até hoje apenas dois foram identificados.

A subcomissão será presidida pelo vereador Italo Cardoso e também é integrada por mim e pelo vereador Jamil Murad (PC do B). A cerimônia de instalação será no Salão Nobre, a partir de 19h.

Entre os presentes à cerimônia estarão o ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, a ex-prefeita e deputada federal do PSB Luiza Erundina, e representantes da Comissão dos Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos.

LOCAL: SALÃO NOBRE - 8º ANDAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, VIADUTO JACARÉI, 100 - BELA VISTA - SÃO PAULO - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário