Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sabesp cobra para poluir córrego em São Paulo


Matéria do Jornal da Tarde de hoje (30) mostra que o programa Córrego Limpo, anunciado com alarde pelo governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo, não é respeitado nem mesmo pela companhia que o realiza - a Sabesp. A empresa cobra os serviços de esgoto e depois joga a água não tratada em córregos da Capital, inclusive naqueles que ela diz ter despoluído. Veja a matéria:

Morador paga, mas esgoto vai para o rio

Naiana Oscar

"Moradores do bairro Jardim Nélia, na zona leste, descobriram que pagam por um serviço público que não têm. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) cobra pela coleta e tratamento de esgoto e despeja tudo no Córrego Itaim. Revoltados com o valor das contas que chegam todo mês, os moradores resolveram testar o serviço para cobrar uma solução.

Despejaram tinta branca no vaso sanitário de uma das residências do bairro e, depois da descarga, correram para o rio. “Para nossa surpresa, a água começou a ficar branca”, disse o presidente da Associação de Moradores do Jardim Nélia, Joãoberto da Silva Neto. “É um absurdo a gente pagar para poluir nosso próprio bairro.” Leia mais.

PS - A Câmara Municipal precisa levar em conta essas atitudes da Sabesp, que o Serra tem o desejo de valorizar para privatizar. Neste momento o governo atua para votar em segundo turno o projeto de concessão de serviços à companhia, enquanto a população paga por um serviço que é danoso ao meio ambiente e ao bolso de todos. É a primeira vez que se ouve falar de uma empresa cobrar para poluir um córrego.

Um comentário:

  1. Estranho, o governo marta canalizou o corrego la em cima, ai depois veio o governo serra/kassab e continuou com a obra de praca linear (que esta abandonado), a sabesp ficou quase dois anos com obras no local colocando uns tuboes e agora nao tem mais ninguem no local, so o povo sentindo o cheiro do esgoto

    ResponderExcluir