Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

PL da Sabesp, o próximo 'desejo' da base


Depois de aprovar os projetos da Concessão Urbanística e da Nova Luz, a base aliada do prefeito Gilberto Kassab (DEM) dá sinais de que já chegou a um consenso sobre a nova empreitada: passar em segunda votação o PL 558/08, que concede a exploração dos serviços de água e saneamento à Sabesp por 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Informações de bastidores indicam que a intenção é encaminhar a votação final nos próximos dias.

PT QUESTIONA - A Bancada do PT questiona a decisão do governo Serra/Kassab de firmar um acordo tão longo. Há indícios de que isso atenda a interesses privados e do governo José Serra, uma vez que a administração estadual detém 50,03% do capital da Sabesp, e a venda de um percentual mínimo de ações no mercado levaria a companhia ao controle privado. É sabido que os tucanos têm a intenção de privatizar a Sabesp, como já foi feito com os serviços públicos de telefonia e de eletricidade, dentre outros.

Existe também uma questão financeira de fundo que a Prefeitura e o Estado escondem: a Sabesp obtém cerca de 60% de sua receita com a prestação de serviços na Capital. Aprovado o PL de concessão é possível que os ativos da empresa sejam altamente valorizados, o que favoreceria, mais uma vez, a tese da privatização que domina a administração tucana em sua essência.


O PT também é contrário ao projeto por não ser estabelecida uma contrapartida à cidade. A pergunta é: o que São Paulo ganhará com essa concessão tão longa e duvidosa? O governo não diz nada sobre o assunto.

Enquanto o PSDB e aliados preparam sua base para tentar aprovar este projeto em segundo turno a Bancada do PT mostra à sociedade os riscos que se corre ao entregar um patrimônio público e um serviço essencial por um tempo tão longo, sem retorno garantido à cidade e que possivelmente atenderá a interesses eleitorais e/ou de grupos privados.

Um comentário:

  1. Eu pergunto e acredito que a população também: o que a cidade ganha com isso? O Banespa era um banco público lucrativo, foi vendido e o que o estado fez com o dinheiro? Eu não sou comunista e nunca fui. No mundo já foi mostrado que uma mistura dos dois sistemas é o que tem dado certo, como na Europa, que a maioria dos governos são parlamentaristas. Tem coisa que só o estado administra! Como uma época se falou em vender o Metrô. Fiz a mesma pergunta na época: pra quê? Espero que o governo em sua ânsia de se eleger, não venda a Sabesp, que em minha opinião é uma boa empresa e tem o apoio popular!

    ResponderExcluir