Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

Ditadura: abertura da subcomissão dos arquivos


Excelente aula de História e testemunhos fortes marcaram a sessão de instalação da Subcomissão de Direitos Humanos que acompanhará a abertura dos arquivos da ditadura militar, ontem na Câmara Municipal. A mesa foi composta por parlamentares, representantes dos familiares dos mortos e desaparecidos políticos, ex-presos políticos, organizações que lutam pelos direitos humanos e convidados do Judiciário - além de um público jovem que veio entender esse período da vida brasileira.

Os trabalhos do grupo que é composto pelo presidente Ítalo Cardoso, por mim e pelo vereador Jamil Murad (PC do B) terão acompanhamento do Ministério Público Federal e de órgãos de defesa dos direitos humanos. Serão retomados os registros da CPI da vala clandestinada mantida pela ditadura no cemitério de Perus, realizada nos anos de 1990, que investigou as mais de 1500 ossadas encontradas naquela ocasião. As investigações revelaram que algumas ossadas eram de mortos pelo regime militar.

Um comentário:

  1. gostaria de saber peo seu blog ou pelo e-mail se haverá outrs reuniões aberta ao público sobre esse tema que tanto fez parte da hítoria do nosso páis .

    ResponderExcluir