Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Estado e prefeitura contra a população


O calendário eleitoral também é seguido à risca pelo governador tucano José Serra e pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Basta ver que o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, sofre restrições em São Paulo.

Em São Paulo a falta de moradias chega a quase 1,5 mihão de unidades e, mesmo assim, Serra e Kassab preferem dizer que "não sabem como aderir ao programa".

Matéria do jornal Valor Econômico desta segunda-feira (20) mostra que o programa federal já avança apenas cinco dias depois de ser lançado. Veja um trecho da reportagem:

Plano já tem projetos, terrenos e muitas famílias cadastradas

"O programa Minha Casa, Minha Vida, começou, de fato, ao longo dos seus primeiros cinco dias. Nesta semana, dois contratos de financiamento de projetos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida vão ser assinados na cidade de Curitiba direcionados para famílias até três salários mínimos.

Na semana passada, seis projetos de construtoras foram protocolados na Superintendência da Caixa Econômica Federal de Florianópolis, direcionados para famílias acima de três mínimos. Em Porto Alegre, foi registrada manifestação de interesse para nove projetos para 4,5 mil casas para baixa renda.

Ao mesmo tempo, no Estado de São Paulo, onde o déficit habitacional é de 1,4 milhão de moradias, a forte demanda por parte da população provocou a formação de filas nos postos de cadastramento, mas prefeitura e Estado - ambos governados pela oposição - ainda não sabem como vão aderir ao programa. Também em Minas Gerais, prefeitura (aliada do governo federal) e Estado (oposição) não formalizaram a adesão".

Como se vê, opositores do governo federal olham o calendário eleitoral para depois tomar atitude. A população que pague a conta, no entendimento desses senhores!

2 comentários:

  1. Eu vi a fila no SPTV, ontem. Tinha gente que chegou às 4 horas da manhã, não sabia que a inscrição era pela net. Aí, a gente vê o interesse dos órgãos públicos de divulgarem o evento.

    ResponderExcluir
  2. Henrique - São Paulo21 de abril de 2009 às 13:46

    Vereador, boa tarde!

    Essa matéira em seu blog vem em boa hora, pois, é o que tenho observado.

    A realidade é uma só, o prefeito Kassab e o governador José Serra não querem participar do programa Minha Casa, Minha Vida. Na cabeça deles é que se casas forem construidas, o Lula ficará ainda mais fortalecido.

    Vereador, o Senhor pode interferir nisso, acredito. Para que São Paulo não fique fora do programa, as Entidades e Movimentos ORGANIZADOS precisão tomar frente do projeto. Não vejo outra solução.

    Como o Senhor disse, é aqui que está o maior defict habitacional. O Governo Federal fez bem em não mandar o dinheiro para as maõs dos Prefeitos e Governadores, (como Serra e Kassab queriam) mas se continuar assim ficaremos de fora do programa.

    Por isso, acho que o Senhor, que é uma pessoa articulada e bem influente pode ajudar para que São Paulo participe do programa.

    Um abraço.

    Henrique

    ResponderExcluir