Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Um recado à TV Cultura

Quem acompanha o crescente uso político da TV Cultura pelo governo do tucano José Serra entenderá perfeitamente o que disse o ministro Franklin Martins, da Comunicação Social, em matéria publicada hoje (17) na Folha de S. Paulo.

Coincidência ou não, ontem mesmo o programa Opinião Nacional, apresentado pelo jornalista Alexandre Machado, realizou um "debate tucanado" - que contou inclusive com a presença da mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso. Era claro o peso dos convidados anti-Lula no programa. Isso tem virado meio que uma regra na programação da Cultura. Veja o que disse Martins à Folha sobre o "risco do uso político das TVs públicas":

Ministro quer mecanismos para barrar uso político pelo governo

"O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) defendeu ontem, durante seminário no Palácio do Planalto, mecanismos que façam com que o governo pague um preço político caso tente "atropelar a independência da TV pública".
"Sempre existirá o risco [de manipulação]. Todo governo sempre é um pouco tentado a usar os instrumentos disponíveis para fazer aquilo que o beneficie. Isso vale para a TV Cultura em SP, para a Rede Minas em MG e para a BBC em Londres", afirmou o ministro". Leia mais (para assinantes).

PS - Infelizmente, o jornalismo da TV Cultura tem cedido a essa tentação seguidas vezes, ao se colocar como instrumento a serviço da candidatura declarada do governador Serra à presidência em 2010 ou ainda como propagandista das propostas do partido do governador tucano. Basta acompanhar o noticiário daquela rede pública por alguns dias.

2 comentários:

  1. Lamentável que a TV Cultura seja jogada desse modo na vala do uso político. Tenho acompanhado essa decadência do jornalismo da Cultura em nome de coisas particular, de projetos pessoais e partidários. É o aparelhamento total de um órgão público. Uma vergonha para SP e para o Brasil!

    ResponderExcluir
  2. bom se estiverem lendo esse recado pelo amor de deus atenda-lo eu cresci assistindo a cultura pesso do fundo do meu coraçao que volte a passar castelo ratimbum e o progama ratimbum olha eu aprendi muito com esses progamas e queria que meu irmao tanbem eu todos os dias assisto castelo pela internet e tenho algus dvd sei tudo por favor tenho 16 anos mas nao esqueço esses progama que marcou minha infancia tenho varias amigas que gostam e falo em nome de todas mtu obrigada cultura

    ResponderExcluir