Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Reunião da CPE do Conpresp ouve convidados


Lefévre, do Conpresp, e o vereador João Antonio, presidente da CPE

A segunda reunião da Comissão Parlamentar de Estudos (CPE) dos Tombamentos (Conpresp) realizada na tarde desta quinta-feira (30) na Câmara Municipal é marcada pelos depoimentos dos convidados - dentre eles o presidente do Conpresp, Eduardo Lefévre, do presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Arnaldo Martino, e do presidente do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), Walter Pires. Também aceitou o convite da comissão o advogado Rodrigo Bicalho.

Os vereadores membros da CPE questionaram primeiramente o representante do IAB. Em seguida, o presidente reeleito do Conpresp passou a responder perguntas dos parlamentares. As principais dúvidas levantadas pelos vereadores dizem respeito a processos de tombamento, aos critérios técnicos utilizados pelo órgão, além da sua composição. Não ficaram de fora perguntas sobre a demora nos processos de tombamento e nem sobre os riscos do Conpresp sofrer pressões de grupos alheios à atividade de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

A reunião prossegue no Salão Nobre, 8º andar da Câmara Municipal. Postarei mais comentários sobre o evento, bastante concorrido, que tenho a honra de presidir no dia de hoje.

Um comentário:

  1. 30/08/07

    Mais uma direitista do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas dá seu palpite infeliz. Desta vez a historiadora Maria Celina D’Araújo falando ao Globo sobre Lula e o julgamento do suposto “mensalão” no STF disse o seguinte:
    Há uma grande tolerância em relação a ele (Lula), que usufrui dessa tese de que uma pessoa despreparada é necessariamente de bem e que os outros mais preparados, são maquiavélicos e mal intencionados. Esse é um capital formidável para o Lula. Mas já pensou se todos os pobres chorassem como ele? Com reações como essa, ele passa uma idéia de uma pessoa pura. A questão é que, olhando objetivamente, ele é uma raposa política de primeira linha. Tem uma visão conspiratória do mundo, que cala fundo no imaginário popular e na esquerda maniqueísta.
    Vamos dar uma resposta a esta direitista?
    Proteste no endereço: www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/
    Ou direto: cpdoc@fgv.br

    ResponderExcluir