Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Será uma autocrítica?

O PSDB está há mais de 12 anos no governo Estado de São Paulo. A ação nefasta do tucanato na área da Educação pode ser resumida numa frase de um editorial do jornal Folha de S. Paulo publicado em março deste ano: "fracasso retumbante". O tucano José Serra assumiu o cargo há oito meses prometendo "continuar" os governos dos antecessores Covas e Alckmin.

Está em todos os jornais de hoje (21) que o governador Serra anunciou um Plano Educacional prometendo "melhorar" a Educação estadual. O referido plano é composto de "10 ações para atingir 10 metas até 2010", segundo informa o site do governo de São Paulo. Não custa lembrar que o PSDB está no poder desde 1º de janeiro de 1995 e, portanto, teve tempo de sobra para implementar toda e qualquer medida nesse sentido.

Em princípio, isso pode ser uma demonstração de autocrítica - o que seria louvável. Se as medidas anunciadas agora forem implementadas a população ganhará e a admnistração tucana passaria a merecer elogios pelo feito. Afinal, a Educação não pode ser tratada como uma "promessa". Se forem mero factóide, peça publicitária ou enganação pura e simples - como tem sido a prática corrente do tucanato em mais de uma década - o povo paulista perderá mais uma vez.

AS MEDIDAS - As medidas anunciadas pelo governador, resumidamente, são as seguintes: alfabetizar todos os alunos até 2010, reduzir em 50% as taxas de reprovação na 8ª série do ensino fundamental e no ensino médio, implementar um programa de recuperação para os alunos, aumentar o desempenho nas avaliações, oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos da rede, implantar o ensino fundamental de nove anos e municipalizar mais o ensino, oferecer cursos de formação para equipes escolares, descentralizar a merenda em todo o Estado e, por último, melhorar a infra-estrutura das escolas e construir novas unidades escolares.

PS - Em algum momento, em algum discurso tucano, tudo isso já foi dito desde o primeiro governo deles. Resta saber o significado do discurso de Serra no qual ele anunciou as tais medidas: se é um reconhecimento do desastre educacional ou é um jogo com os olhos voltados para o ano eleitoral de 2010, pois curiosamente esse é o prazo-limite para a implementação do plano.

10 comentários:

  1. Duvido que seja! Vindo do Serra? É mais fácil ele tentar imaginar que está consertando o mundo ou reiventando a torradeira.rsrsrs

    Sueli Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que é uma autocrítica "seletiva", dirigida ao que fez o Alckmin durante esse tempo todo. Algo assim como quem quer ir se descolando do tucano antecessor. O Serra quer se parecer com o novo, e de novo ele não tem nada, pois faz o mesmo jogo que os que precederam no governo, ou seja, coisa alguma que mude o estado das coisas, ainda mais com essa mesma turma que governava antes, os demos...

    Abraço!

    Armando

    ResponderExcluir
  3. Olha, meu caro vereador, se fosse autocrítica, acho que seria necessário sumir com essa secretaria da educação, pois ela só tem a mesma nota o tempo todo, desde que essa tucanalha entrou no poder. É jogada mesmo esse papo furado do Serra com "metas" para 2010, aliás um ano eleitoral, bem lembrando no texto.

    ResponderExcluir
  4. A escola paulista não vive crise, vive tragédia; os professores não são nada além de "dadores" de aula no estado mais rico da federação. E o estado nada mais é do que o "atrapalhador-geral" da educação. Esse é o mundo real que os tucanos escondem esse tempo todo, mas agora ensaiam uma pequena crítica, sutil, quase imperceptível.

    ResponderExcluir
  5. É bom lembrar que essa história toda de plano disso e daquilo vem às vésperas de um moviment programado pelos professores para o dia 24 agora, uma paralisação. E com os "abonos" de sempre. Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Enviei esse texto para vários colegas professores para a leitura. Gostei muito. Abraço. Visito o blog sempre que posso, na escola mesmo!

    ResponderExcluir
  7. O diabo nessa história toda é ver como tem professor que vota nos tucanos esse tempo todo, mesmo com todo o massacre... Sadomasoquismo educacional, seria o nome desse comportamento se não fosse uma ato político calar-se diante desse processo todo esse tempo todo e acomodar-se a algo claramente contrário aos interesses da categoria.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! muito boa essa matéria. nota 10. Valeu!

    ResponderExcluir
  9. São os tucanos mais uma vez tentanto apagar o estrago que fizeram nesses 12 anos de gestão temerária na educação paulista. Educação que vem ladeira abaixo a mais de 20 anos, desde os tempos de Maluf, Montoro, Quércia, Fleury, Covas, Alckimin e agora Serra.
    Sem um amplo acordo político, com a comunidade, as entidades sindicais e os profissionais de educação, há um risco real do plano naufragar.
    Mas vamos torcer pra dar certo, afinal nossas crianças e jovens, têm direito a uma educação de qualidade. Os gestores públicos têm obrigação de deixar algo bom para as futuras gerações e em termos de educação pública, de ensino fundamental médio os tucanos cometeram "crimes de lesa pátria".

    ResponderExcluir
  10. disse...
    São os tucanos mais uma vez tentanto apagar o estrago que fizeram nesses 12 anos de gestão temerária na educação paulista. Educação que vem ladeira abaixo a mais de 20 anos, desde os tempos de Maluf, Montoro, Quércia, Fleury, Covas, Alckmin e agora Serra.
    Sem um amplo acordo político, com a comunidade, as entidades sindicais e os profissionais de educação, há um risco real do plano naufragar.
    Mas vamos torcer pra dar certo, afinal nossas crianças e jovens, têm direito a uma educação de qualidade. Os gestores públicos têm obrigação de deixar algo bom para as futuras gerações e em termos de educação pública, de ensino fundamental e médio os tucanos cometeram "crimes de lesa pátria".

    ResponderExcluir