Páginas

sábado, 11 de agosto de 2007

CDHU: escândalo sobre escândalo

Os tucanos tudo fizeram, desde o final da década de 1990, para evitar a apuração das suspeitas de corrupção na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Foram enrolando, jogando as denúncias debaixo do tapete - e isso foi apenas parte da política de engavetamento de CPIs na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp). Vieram outros e outros escândalos envolvendo a companhia, mas eles permaneceram surdos e mudos. Nem mesmo o mais recente - que envolve prefeitos, líderes tucanos e aliados e até mesmo o ex-líder do governo José Serra na Alesp - conseguiu sensibilizar esse grupo político.

Serra colocou a Assembléia de joelhos e, além de proibir qualquer tipo de investigação, agora ordena que o próprio PSDB seja o juiz do PSDB. Basta ler o que diz essa escandalosa atuação dos tucanos, conforme matéria do Jornal da Tarde:

Assembléia 'livra' CDHU de acusações

"Depois do enterro da CPI para apurar denúncias de desvio de recursos em obras da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a Assembléia Legislativa modificou, semana passada, pareceres do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e considerou regulares contratos da estatal que haviam sido condenados no início deste ano pela corte. Na mira do TCE, estavam quatro obras das gestões tucanas de Geraldo Alckmin (2001-2006) e Mário Covas (1995-2001).

Os novos pareceres foram elaborados pelo deputado Bruno Covas (PSDB), neto do ex-governador. A indicação dele para apreciar as decisões foi do presidente da Casa, Vaz de Lima (PSDB).

Entre as irregularidades apontadas pelo tribunal estão: 1) fatiamento de uma mesma obra para a contratação de mais de uma empresa por uma modalidade de licitação menos burocrática; 2) parcelamento do pagamento da caução - garantia contratual - para reduzir o ônus ao contratado. O tribunal já havia condenado a CDHU pelos mesmos motivos, mas a prática persistiu". Leia mais.

Comentário - É o caso mais escandaloso de um governo que usa o parlamento para manobrar a favor de seus interesses pessoais, eleitorais e de grupos aliados. Uma série de escândalos sendo tragada por outros, produzidos pela base governista. Uma vergonha para São Paulo e para o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário