Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Novas espécies de primatas descobertas no Brasil

Gostei deste artigo. Preservar o meio ambiente é tarefa de todos nós, políticos ou não. Tudo que tem qualidade precisa divulgação, é o que estou fazendo ao divulgá-lo aqui no blog.

"Com a captura do primeiro exemplar do sauim-da-cara-branca (Callithrix saterei), em 1994, na Amazônia, subiu para seis o número de novas espécies de primatas encontradas nas florestas brasileiras nos últimos cinco anos. Um feito inusitado, principalmente pelo fato dos primatas, juntamente com as aves, serem de longe o grupo mais conhecido entre os estudiosos da fauna brasileira.

Mais surpreendente ainda é que uma dessas descobertas, a do mico-leão-da-cara-preta, ou mico-leão-caissara (Leontopithecus caissara), ocorreu no litoral do Estado do Paraná, em plena Mata Atlântica e a menos de 200 quilômetros das cidades de São Paulo e de Curitiba (capital do Paraná), numa das regiões mais estudadas do País. O prazer da descoberta, porém, não pôde ser comemorado com a intensidade que o feito merecia, pois recém-catalogado, o mico passou a ser considerado ameaçado de extinção. Foram contados apenas 400 exemplares desse sagüi na região, número muito abaixo do mínimo necessário para dar sustentabilidade à espécie.

Com as novas descobertas, o Brasil passa a ter 75 das 250 espécies de primatas do planeta. Mais um indicador da incomparável diversidade biológica."

João Paulo Capobianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário