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sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Prefeitura: mais publicidade e menos Saúde

Matéria do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira (10) mostra dados que comprovam qual é a prioridade do governo municipal entre áreas distintas como a saúde pública e a publicidade dos atos da administração. O governo Serra/Kassab optou por priorizar os gastos com o marketing do prefeito - que tenta se firmar como nome viável à reeleição em 2008. Veja o que diz o Estadão, com base em números oficiais:

Saúde gasta um terço do orçado

"A publicidade recebe uma atenção especial da Secretaria Municipal da Saúde. Mas a mesma preocupação parece não existir com a capacitação dos profissionais, construção de novas unidades, compra de equipamentos, reforma das Unidades Básicas de Saúde, e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

No primeiro semestre, a Secretaria da Saúde aplicou apenas um terço dos R$ 2,9 bilhões orçados para 2007. A secretaria investiu, efetivamente, R$ 1 bilhão - 36,85% do total. Em compensação, dos recursos destinados para a publicidade (R$ 4,3 milhões) restaram 5%.

Para a construção de AMAs, UBSs e hospitais, por exemplo, estavam previstos investimentos de R$ 8,4 milhões, mas apenas 0,05% foi gasto. Dos recursos destinados a reforma e ampliação dos equipamentos de saúde, apenas 25% foram investidos. A Prefeitura havia prometido reformar até o fim de julho todas as 405 UBSs, mas sequer entrou com o processo de licitação das 157 unidades que teriam obras.

O Hospital Municipal de M’Boi Mirim recebeu apenas 8,8% da verba inicial prevista para o término de sua construção. “Esperamos há 15 anos por essa obra”, disse a vice-presidente da Associação de Moradores do Parque Cerejeiras, Juracy de Andrade. “Achávamos que seria entregue em outubro, mas pelo visto, vamos ter que continuar na espera.” Na região, onde vivem 600 mil pessoas, as alternativas para atendimento de emergência são os Hospitais do Campo Limpo e de Itapecerica da Serra. “Somos completamente abandonados quando o assunto é saúde”, disse.

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