Páginas

sábado, 18 de agosto de 2007

Dieese atesta aumento real de salário no Brasil

Do Jornal da Tarde

“As negociações salariais do primeiro semestre deste ano foram favoráveis aos trabalhadores, conforme aponta a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). No Brasil, 87,5% dos reajustes salariais ficaram superiores ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi de 2,20% - acumulado semestral. Esse é o quarto ano consecutivo em que os trabalhadores conquistam ganhos reais (ver quadro).

No Estado de São Paulo, 95% dos reajustes dos salários ficaram acima INPC. Deste total, 44,1% das negociações salariais obtiveram ganho real de até 1% acima do INPC e 32,4% ganharam até 2% além do índice. Para o supervisor do escritório regional do Dieese de São Paulo, José Silvestre Prado de Oliveira, esse crescimento de forma contínua, registrado desde 2004, mostra uma tendência de que o cenário continue se mostrando favorável às negociações salariais.

Na comparação por região geográfica, o Sudeste foi o que apresentou o menor índice: 82,4%, contra 91,3% da região Norte - que ficou em primeiro lugar". Leia mais

Meu comentário: Institutos econômicos diversos estão indicando que a economia Brasileira crescerá 5% neste ano. O mais interessante está no fato deste crescimento ocorrer de forma horizontal, ou seja, todos os estados da federação crescem. Definitivamente estamos dando passos largos para acabar com as desigualdades regionais existentes no Brasil. O aumento real de salário não é obra do acaso, expressa o acerto da política econômica do Lula e indica a confiança dos trabalhadores e empresários na recuperação econômica do nosso país.

5 comentários:

  1. Essa oposição que está na imprensa e no Congresso não se cansa de repetir que a economia "está em risco", principalmente depois dessa crise que atingiu os EUA. É o desespero ou é incompetência dessa oposição ridícula? As duas coisas, acho!

    Abraço!

    Armando

    ResponderExcluir
  2. O que está crescendo também é a dor de cotovelo dos opositores do desenvolvimento do Brasil, isso sim!

    ResponderExcluir
  3. O Brasil vai no rumo certo. Parabéns Lula!

    ResponderExcluir
  4. A oposição tucana tenta, mais não consegue atrapalhar o Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive dúvida de que o crescimento ecomômico brasileiro de 2007 fechará em 5%. Comentei isso no início do ano aqui no blog. Lembro até que classifiquei os ecomomistas de plantão de pessimístas.

    Um abraço.

    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir