Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2007

TCE mostra mais "podres" do governo Alckmin

A notícia da aprovação das contas de 2006 do ex-governador tucano Geraldo Alckmin pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) veio para confirmar o quanto da podridão de sucessivos governos do PSDB tentava não vir à tona por meio de truques de marketing e artifícios afins. No parecer do TCE, emitido anteontem, o relator Eduardo Bittencourt de Carvalho confirmou a explosão da dívida paulista com os tucanos - que saltou de R$ 59,3 bilhões em 1997 para R$ 120 bilhões em 2006. Um aumento de 203% no período, o que põe por terra a fantasia tucana do "equilíbrio" das contas de SP.

O detalhe é que o relator ainda ressaltou o seguinte, segundo publicou a Folha Online na noite de ontem: "É evidente que as condições acordadas com a União foram favoráveis ao Tesouro paulista. Caso a dívida não tivesse sido negociada, é certa que sua expansão teria sido ainda mais avolumada". Eu acrescento: mesmo em condições favoráveis, os tucanos foram irresponsáveis com as finanças públicas, deixando um rombo que só não é questionado porque eles não largam o poder por nada. Além disso, controlam a Assembléia Legislativa com mãos de ferro, impedindo qualquer investigação.

Outra observação relevante feita pelo relator da contas de Alckmin diz respeito a outra mentira que os tucanos tentaram transformar em verdade: os tais "investimentos" em segurança pública. Ele cita, por exemplo, a previsão do governo de São Paulo de instalar "dez projetos de inteligência (policial), porém foram executados 'apenas e tão-somente quatro'. O relator completa: "Como se não bastasse tal resultado, há o agravante de que a atuação, no mínimo, medíocre, consumiu 80,6% dos recursos públicos empenhados para tal finalidade".

Traduzindo isso tudo: um governo marcado pelo descaso, pelo uso de recursos sem planejamento, por desvio de recursos, cercado de denúncias de superfaturamento em obras e em diversos órgãos da administração e autarquias e acostumado ao "cobertor" de parte da imprensa paulista ao longo desses quase 13 anos. E que, infelizmente, tem continuidade nas mãos de José Serra.

3 comentários:

  1. Não entendo. Com tantas ressalvas pela má gestão do dinheiro público ainda assim as contas do Alckmin_tiroso são aprovadas? Por muito menos do que isso, as contas do Duailibi, presidente do Corinthians foram rejeitadas pelos conselheiros ontem!

    ResponderExcluir
  2. Descalabro total! Snato do pau oco, é isso que ele é

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog! Excelentes matérias! Continue assim! É oxigênio puro!
    Parabéns!

    ResponderExcluir