Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Quando as escolas terão recursos suficientes?

O governador tucano José Serra tentou armar um jogo de cena no caso da diretora de escola que seria punida "por cobrar R$ 1 por provas" na Zona Leste e agora será cobrado pelas demais direções escolares: quando as escolas do Estado (e da Prefeitura, que ele também controla por meio do prefeito Kassab), terão recursos suficientes?

O caso da diretora Iael Lombardi - que voltará ao cargo nesta sexta-feira por pressão da comunidade e pelo fato de não ter cometido crime algum - é ilustrativo do autoritarismo do governo do Estado. Serra tentou esconder a gravidade da situação das escolas ao tentar jogar na diretora a culpa pela falta de material para a manutenção escolar. O foco tentado pelo governador era a cobrança do referido valor - o que é ilegal, sabemos.

A estratégia não colou e agora a pergunta se alastra: onde tem material suficiente em escolas do Estado e da Prefeitura que evite a cobrança das "contribuições" de pais e de alunos? O Estado e a Prefeitura se calam diante do assunto, tentando pressionar as direções escolares para que "se virem".

É sabido que em praticamente todas as unidades escolares estaduais e municipais os recursos mensais enviados pelo governo são escassos e sequer dariam para uma semana de aula. Elas são obrigadas a comprar praticamente tudo para que a sujeira não tome conta das salas ou que tenham o mínimo de higiene nos ambientes - sem esquecer material de consumo para secretaria etc. A resposta dos governos tem sido unicamente "pressionar" os dirigentes e se esconder, pois a pergunta que não quer calar volta da boca de pais, de alunos, de professores e de diretores: quando os recursos chegarão às escolas. Serra saiu dessa cabisbaixo...

3 comentários:

  1. Me conta uma coisa alguém aí que leu essa notícia: será que o Serra não tem um único professor na assessoria dele? Como o governador foi cair numa roubada dessas? Entrar numa briga com cara de malvado e de quem não tinha nada a ver, que tava tudo certo e depois ser obrigado a voltar atrás porque a situação nas escolas é caótica. Sorte dele que alguém deve ter dito, sai dessa, é fria igual à história da invasão da USP...

    ResponderExcluir
  2. Bem feito que tenha acontecido isso. Só assim esse monte de professor que votou no Serra talvez acorde para a realidade, agora que estão nas escolas onde falta tudo e o cara vem falar grosso com quem tá tentando resolver as coisas numa boa, cobrindo até funções do Estado.

    ResponderExcluir
  3. O que essa diretora fez, todas fazem por pura falta de verba em suas escolas. Acorda governador e vai tomar um chá de realidade!

    ResponderExcluir