Páginas

sábado, 30 de junho de 2007

Ouvidos de mercador de tucanos e aliados

A Folha de S. Paulo deste sábado (30) refresca a memória dos leitores sobre o Escândalo da Nossa Caixa, informando que as denúncias já completaram quatros anos. No quarto aniversário já deu tempo de surgirem novas denúncias, como as publicadas no início da semana dando conta do envolvimento do banco em esquema de desvio de recursos do BRB - Banco de Brasília.

Veja um trecho da reportagem assinada por Frederico Vasconcelos na Folha:

Suspeitas sobre Nossa Caixa vêm desde 2003

Assembléia de SP tomou conhecimento das denúncias há quatro anos; os contratos em vigor somam R$ 830 milhões

"As primeiras denúncias sobre supostas irregularidades nos contratos entre a Nossa Caixa e a Asbace (Associação Nacional dos Bancos) foram levantadas na Assembléia Legislativa de São Paulo em 2003.
Havia a suspeita de vícios semelhantes aos levantados, agora, nos contratos com o BRB (Banco Regional de Brasília).
Entre 1998 e 2006, a Nossa Caixa firmou 11 contratos com a Asbace. Três estão em vigor, no total de R$ 830 milhões, sem licitação, mas aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado.

Com a Operação Aquarela, o governo paulista determinou que haverá licitação quando esse três contratos vencerem.
Em 2003, Eliel Ferreira, um ex-gerente da Nossa Caixa, alertou o Legislativo para a suspeita de que a Asbace não tinha infra-estrutura para os serviços de apoio na área de auto-atendimento. Previa-se uma "quarteirização" de serviços". Leia mais (para assinantes).

Pergunta básica: por que não se apura um escândalo desses? "Ah, somos tucanos", responde um tucano que dirige a Desculpobras, consórcio tucano-pefelista especializado em desculpas esfarrapadas com sede em São Paulo.

2 comentários:

  1. Isso é a regra mesmo, o comportamento dessas aves de mau agouro em que os tucanos acabaram se transformando em matéria de política

    ResponderExcluir
  2. A Desculpobras foi um achado do blog, cabe como uma luva nessa turma do Serra, do Alckmin, do FHC

    ResponderExcluir