Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Inspeção veicular: será gratuita?

O prefeito Kassab anunciou com alarde que a próxima etapa do projeto “Cidade Limpa” será a implementação da inspeção veicular. Para agilizar o processo de implantação vai aproveitar um contrato já existente com a empresa Controlar. Até aí, na minha opinião, não vejo nada demais e até louvo a idéia. São Paulo está merecendo há muito tempo um tratamento sério para a questão da poluição do ar.

Todos nós sabemos que os carros são os principais responsáveis pela emissão desse tipo de gás. Portanto, exercer um controle mais rigoroso, fiscalizando a manutenção veicular, será um elemento fundamental para o controle de emissão de poluentes e assim melhorar um pouco mais a qualidade de vida em nossa cidade. Aliás, sugiro que o prefeito comece fiscalizando a frota de ônibus da cidade e com certeza se supreenderá com a quantidade de irregularidades no tocante a essa matéria.

O prefeito, quando anunciou a medida, disse com toda a firmeza: “Ninguém vai pagar pela inspeção veicular, tudo vai ser de graça”. Não é bem assim: os motoristas terão de pagar cerca de R$ 50 (cinquenta reais) pela vistoria antipoluição e só depois a Prefeitura de São Paulo devolverá o dinheiro. Não está ficando estranha essa conversinha?

Quero lembrar que a projeção inicial do custo com a fiscalização anunciada é de cerca de R$ 250 milhões. Não quero entristecer ninguém, mas acho que a bomba vai estourar mais uma vez no colo do contribuite.

PS - Como dizia o economista Milton Friedman, "não existe almoço grátis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário