Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2007

Comparato e a 'privatização iminente' da Sabesp

A Folha de S. Paulo de hoje (12) publica uma carta do jurista Fábio Konder Comparato na seção Painel do Leitor na qual ele alerta para a "privatização iminente" da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Segundo Comparato - que preside a Comissão da República e da Democracia do Conselho Federal da OAB -, o governador tucano José Serra "deu uma demonstração explícita de política anti-republicana ao destinar R$ 1 bilhão de recursos públicos para financiar empresas privadas, enquanto deixa a Sabesp à míngua, a fim de preparar a sua iminente privatização".

Os recursos aos quais o jurista se refere acima serviriam para a criação do organismo de financiamento que a imprensa vem chamando de BNDES de São Paulo.

Comentário: aproveito para lembrar que a mídia de São Paulo deu por encerrado um assunto que incomodaria qualquer governante verdadeiramente republicano, que é a licitação de R$ 149 milhões vencida pelo consórcio Gomes Lourenço-Gautama. Ninguém viu interesse, até agora, na apuração dos reais motivos que levaram o governo do Estado a enviar a licitação da Sabesp-Gautama para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Uma coisa é levar o assunto ao TCE; outra é só ter levado a licitação até lá depois que a Gautama foi devassada pelas investigações da Polícia Federal. No mínimo, houve informações que apontavam o "direcionamento" da licitação para as obras de saneamento em Peruíbe (SP), que Serra iniciou dia 25 passado.

Perguntar não ofende: se a PF não tivesse apontado o avanço da Gautama sobre as licitações de obras públicas, o governo do Estado deixaria "passar batido" um eventual interesse de Zuleido Veras na privatização da Sabesp?

Um comentário:

  1. Espero que alguns companheiros deputados estaduais estejam procurando intervir nesse assunto, em que mais uma vez os tucanos passam estatais para seus amigos empresários, como foi feito a rodo no desgoverno FHC.Só vejo o João Antonio dando repercussão à essa denúncia...

    ResponderExcluir