Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2007

O último suspiro do Pinotti?

O secretário estadual de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti - que a bem da verdade ainda não conseguiu "secretariar" nada -, reapareceu das cinzas e da fumaça numa matéria publicada hoje no portal G1, da Globo. Ele foi posto na "geladeira" há mais de um mês, quando o governador José Serra passou a dirigir os esforços na tentativa de controlar a crise na USP e nas demais universidades paulistas - iniciada justamente por seus já famosos "decretos autoritários". Um desses decretos criou o cargo que Pinotti tenta até agora exercer.

De modo genérico, ele repetiu no G1 a resposta pronta que o governador dá toda vez que é instado a falar sobre a ocupação da reitoria da USP, sobre os decretos e sobre a autonomia universitária: "A ocupação é o que atrapalha a autonomia", disse ao portal da Globo. O "secretário em tentativa de exercício do cargo" faz de conta que não é parte do problema, mas no Blog da Ocupação (dos estudantes da USP) pode-se ler claramente que sua saída (definitivamente do cargo criado por decreto) é uma das medidas para acabar com o impasse.

Escanteado por Serra até segunda ordem, essa fala do Pinotti parece representar o seu "último suspiro". Pelo menos é o que esperam os estudantes, professores e funcionários das universidades estaduais, essas sim cansadas da falta de ação do governo do Estado para resolver o impasse criado a partir do próprio Palácio dos Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário