Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Sábia decisão

"Depois de cinco horas de discussão que envolveu até negociações de cargos com o PMDB, o governo conseguiu ontem na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovar a constitucionalidade da entrada da Venezuela no Mercosul. Foram 44 votos da base aliada a favor e 17 votos contrários do DEM, PSDB e PPS".

Meu comentário: A direita conservadora brasileira tenta, de todas as formas, qualificar o presidente Hugo Chávez como o "demônio" que inferniza a América Latina. Não estou entre aqueles que entendem o "projeto Hugo Chávez" como o novo farol da humanidade, mas também não o vejo como um ditador. Seu governo tem um amplo apoio popular sem o qual dificilmente teria força para se manter no poder.

Quanto à decisão da CCJ da Câmara dos Deputados foi uma medida acertada, típica de quem pensa a integração dos países do Mercosul como um elemento fundamental da política externa brasileira. A oposição se apequena quando tenta ideologizar o debate sobre a entrada da Venezuela no Mercosul. Os governos passam, os interesses da nação permanecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário