Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A Contradição dos tucanos

O jornal O Estado de São Paulo em sua edição de hoje (15) publica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que há uma “grande contradição” no PSDB no debate sobre a emenda que prorroga a CPMF e sugeriu que os senadores tucanos contrários ao imposto do cheque são inimigos dos governadores. “Pode ser que algum senador, que em algum Estado seja inimigo do governador, queira trabalhar contra”, afirmou. “Agora, se ele for pelo menos um brasileiro de bom senso que entenda a realidade dos Estados certamente votará a favor.”

Na cultura política do Brasil, ser de oposição é sinônimo de “ser do contra”. Nada que vem da situação pode ser aceito sob pena da oposição ser acusada de capitulação. Já é tempo de mudar esta cultura política. O Brasil ganhará mais com uma oposição programática onde os interesses do país estejam em primeiro plano.

Sou favorável à redução da carga tributária porque vejo nela um empecilho para o crescimento econômico. Por outro lado, sonegar é um verbo presente no cotidiano dos brasileiros, principalmente no meio empresarial há sempre um jeitinho de driblar o fisco. Desonerar setores produtivos como forma de contribuir com o crescimento econômico e combater a sonegação tributária, paradoxalmente são medidas que ajudarão o estado arrecadar mais e assim cumprir com seus compromissos sociais.

No caso da CPMF, Considero um tributo justo, principalmente com as futuras mudanças previstas isentando quem ganha até R$ 4000,00. Neste caso, os pobres e parcela da classe média não pagarão o referido tributo o que o torna ainda mais justo. Além disso, esta modalidade de tributo não abre brecha para sonegação o que deixa os “espertalhões” em situação difícil no seu intento de prejudicar o estado brasileiro.

O presidente Lula tem razão: eu também vejo como um contra-senso a posição tucana. No fundo, O PSDB está colocando o seu interesse eleitoral acima dos interesses da nação. É a tese do “quanto pior melhor” que a muito tempo deveria ter sido banida da prática política brasileira.

Um comentário:

  1. Eu pergunto aos leitores desse blog: Não foram os tucanos que criaram a CPMF?
    Quer dizer que quando eles estavam no governo este imposto era bom, porque agora deixou de ser?

    ResponderExcluir