Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Os "sem creches"

Do jornal Folha de São Paulo hoje (16)

"A Prefeitura de São Paulo decidiu retirar da faixa etária preferencial de atendimento nas creches as crianças acima dos três anos. Em 2008, elas só serão atendidas nessas unidades caso seja coberta toda a demanda de crianças menores na escola pretendida.

Se não houver vaga na creche, que atende em período integral, a criança acima de três anos terá de ser encaminhada para uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil), que funciona em meio período.
Neste ano, aquele atendimento abrangia as crianças de até quatro anos".

MÃES CONTESTAM

Mães de baixa renda que trabalham em período integral dizem que não terão com quem deixar as crianças no período em que elas não estiverem na escola:
"Separada, mãe de três filhos, com uma renda mensal de R$ 380, a costureira Aleksandra Francini Santos, 29, conta que não conseguiu matricular sua menina de três anos em uma creche em São Mateus (zona leste da capital paulista).
"Não sei o que vou fazer agora. A creche me disse para colocá-la em uma Emei [Escola Municipal de Educação Infantil], que só oferece meio período. Trabalho o dia inteiro, com quem a minha filha vai ficar? Não tenho dinheiro para contratar uma babá", afirmou Santos. De acordo com ela, as creches do bairro costumavam atender crianças de até quatro anos e 11 meses.

"As crianças de três anos são muito pequenas para irem para a escola, mal saíram das fraldas", disse a doméstica Francisca Amélia dos Santos, 55, da mesma região de Aleksandra. O neto dela também deve ir para uma Emei em 2008.
"As mães estão desesperadas com essa situação", disse a enfermeira Evanil de Sousa Ferreira, 52, que procura uma vaga para o seu filho em uma creche na região da Penha (zona leste de São Paulo)". Assinante leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário