Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

Saturação e crise


A despeito de parecer um 'ajuste pontual' - como tenta sugerir o governo -, as mudanças em duas secretarias de peso na administração do tucano José Serra são um sinal claro de que essa crise tem origem na saturação do modelo tocado pelo tucanato desde o início da década de 1990.

Na área de segurança, por exemplo, a demissão de Ronaldo Marzagão vem no rastro de denúncias de corrupção envolvendo seus auxiliares, mas tem raízes no crescente domínio do crime organizado com os tucanos no poder. É o reflexo do fracasso de uma política de 'insegurança pública' que é marca tucana.

No setor educacional, a troca da atual secretária pelo deputado e ex-ministro Paulo Renato Souza é apenas mais um capítulo do verdadeiro fosso em que os tucanos meteram a Educação paulista em quase uma década e meia. Eles promoveram um sucateamento completo da rede, pioraram a infra-estrutura educacional, demitiram milhares de professores, achataram os salários do magistério e, com exceções, tornaram grande parte das escolas verdadeiros 'depósitos de alunos'. Os índices de piora das notas escolares são uma das tantas provas do fracasso educacional paulista sob o comando tucano.

Em suma, o modelo administrativo do PSDB dá claros sinais de saturação. As crises vão continuar como prova de que não adianta trocar de secretário ou secretária, tal o agravamento dos problemas nos últimos anos.

Um comentário:

  1. Os finaciadores de camapnha do Serra vai tornar mai difícil sua escalada neste pau de sebo. PF neles!!

    ResponderExcluir