Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2009

Símbolos e Lugares de São Paulo (19)

A série Símbolos e Lugares de São Paulo vai até a zona leste da Capital. A pesquisa de Felipe Ramalho Rocha mostra a Capela Velha de São Miguel Paulista, um dos símbolos religiosos da cidade que tem muita história para contar.

Igreja de São Miguel Arcanjo

O Templo preservado mais antigo de São Paulo


A Igreja de São Miguela Arcanjo tem o início de sua história no século XVI, quando e construída a chamada Capela dos Índios com o objetivo de servir de núcleo para o aldeamento de indígenas da região. Ela é a mais antiga igreja totalmente preservada do estado de São Paulo - conserva-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão. Na viga superior da porta de entrada está a seguinte inscrição: “Aos 18 de julho de 1622. São Miguel”

Em 25 de janeiro de 1554, o Padre José de Anchieta chega nas terras de Piratininga e funda a aldeia de São Paulo de Piratininga. Conta a história que, após desentendimentos entre tribos indígenas, houve a dispersão dos mesmos, formando novas aldeias, entre elas, a aldeia de Ururaí, cujas terras foram doadas aos índios, através da "carta de sesmaria", datada de 12 de outubro de 1580. Nesta aldeia, foi construída uma capela pelos jesuítas e índios, a qual recebeu o nome de Capela de São Miguel Arcanjo. A Capela de São Miguel com o Pátio do Colégio eram os locais principais da organização evangelizadora dos Padres Jesuítas, para implantar a fé católica, os colégios e os serviços de solidariedade aos necessitados.

A Igreja está situada na antiga Praça Campos Sales, hoje Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, uma homenagem ao padre que iniciou a construção em 1950 da Nova Igreja Matriz. A Igreja Matriz de São Miguel era ainda a velha capela construída em 1622 e mal comportava duzentas pessoas. Padre Aleixo era obrigado a rezar várias missas dominicais para que todos os fiéis pudessem assistir. Da epoca em que Padre Aleixo assumiu a paróquia até dez anos depois, o bairro pasou de cerca de oito mil habitantes para quase quarenta mil, razão pela qual, a Arquidiocese de São Paulo achou necessária a construção de uma nova Igreja Matriz, em conjunto com Padre Aleixo.

No dia 13 de Janeiro de 1952, finalmente foi assentada a pedra fundamental da nova Igreja Matriz, com a presença de personalidades civis e eclesiásticas. No dia 29 de março de 1964, Padre Aleixo foi afastado da Paróquia de São Miguel Paulista pela Cúria Diocesana, aproximadamente um ano antes da inauguração da nova matriz.

Em 22 de Agosto de 1965 é inaugurada a nova Igreja Matriz e a velha capela, que estava ligada ao antigo tempo colonial, cede lugar à nova Matriz, tornando-se apenas um patrimônio histórico e artístico na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra. Com a perda da paróquia onde havia trabalhado com afinco durante tantos anos, Padre Aleixo sofreu um abalo de saúde e de saudade e no dia de seu 66º aniversário, 11 de fevereiro de 1967, vem a falecer. Em sua homenagem o bairro tem uma de suas principais praças com seu nome, que por causa da grande migração nordestina acabou tendo o apelido de "Praça do Forró", pelo qual é mais conhecida.

O assunto termina no próximo sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário