Páginas

terça-feira, 24 de março de 2009

Câmara precisa investigar contratos da Saúde

Nova reportagem do Jornal da Tarde mostra o descaso da Prefeitura de São Paulo com o dinheiro público e com o serviço de saúde. Nesta terça-feira (24), o JT informa que a administração municipal responde a uma Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho pela terceirização ilícita de serviços de raio x, ultrassom, tomografia e ressonância magnética.

A ação se refere ao período em que a Fundação Instituto de Diagnóstico por Imagem (Fidi) era a entidade contratada pela prefeitura para realizar tais serviços nos postos de saúde e hospitais da Capital. Leia mais.

Como se não existisse a ação judicial, a Secretaria Municipal de Saúde contratou, no último dia 16, a Fidi (que antes se chamava IDI) para o mesmo trabalho. O contrato é da ordem de R$ 23,9 milhões. Outras sete instituições foram contratadas para substituir a nebulosa operação que envolveu a Amplus e que até agora não foi devidamente apurada pela administração. A Câmara Municipal tem obrigação de investigar em profundidade este assunto.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO - Protocolei na tarde de ontem um Requerimento de Informação à Secretaria Municipal de Saúde indagando sobre pontos importantes do antigo contrato de R$ 108 milhões com a empresa Amplus - encerrado no dia 16 passado - e dos atuais.

É preciso esclarecer questões como os pagamentos realizados à Amplus sem o cumprimento de cláusulas contratuais, sem a instalação de equipamentos e, pior ainda, a contratação de mão-de-obra ilegal, com o uso de cooperativas fajutas - conforme detectou o Ministério do Trabalho em auditoria recente.

Também quero saber como foi a contratação das oito novas instituições, entre elas a Fidi - que hoje aparece na imprensa respondendo a uma ação judicial por causa dos mesmos problemas já apontados no contrato anterior.

É dinheiro público que está indo pelo ralo e a Câmara não pode se omitir!

2 comentários:

  1. Caro Vereador, o valor citado na materia sobre o novo contrato com a FIDI (antiga IDI), está errado, os 23,9 milhõs referem-se apenas a 10 meses de contrato, e se formos pensar em 3 anos = 36 meses, teremos um montante de 84,3 milhões, e o maior agravante não é tão somente o valor, e sim o escopo do contrato, que a Amplus tinha 63 unidades de saúde, o FIDI irá receber 84,3 milhões (mais que a Amplus recebeu em 36 meses por 63 unidades inclusive com os valores de manutenção e colocação de equipamentos) para administrar APENAS 22 UNIDADES DE SAÚDE, ai sim está o erro de tudo.
    Espero poder ter ajudado no debate.

    O JUSTICEIRO

    ResponderExcluir
  2. e agora será que a FIDI vai comprar uma REssonancia Magnetica e instalar para a população em até 30 dias ????? No mínimo qdo se troca, tem que ser pra melhor vamos ver até onde esta farsa continua....

    O Justiceiro

    ResponderExcluir