Páginas

terça-feira, 31 de março de 2009

Faz-de-conta na Segurança

O governo do tucano José Serra continua alimentando uma fábula criada pela revista Veja em 2007, menos de um ano após a posse do governador. Numa fantasia editorial, a revista publicou reportagem que parodiava o seriado norte-americano Nova York Contra o Crime, surgindo daí a tal Serra Contra o Crime. Era uma série de números que, no final, sugeriam que Serra havia "controlado o crime organizado" e reestruturado o sistema penal - isso em questão de meses de governo.

Todo mundo sabe que isso não passou de uma fantasia, pois o crime organizado se consolidou e cresceu justamente durante os sucessivos governos tucanos em São Paulo. E com Serra a situação só tem se agravado. A tal lenda do "controle" do crime pelo governo não deve ser levada a sério - infelizmente. Veja o que diz matéria do jornal Agora SP de hoje (31):

Governo silencia sobre morte de preso

"A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) não forneceu detalhes sobre as investigações do assassinato do detento Luiz Fernando dos Santos, morto por colegas de cadeia com uma vassoura e uma corda improvisada em 14 de abril do ano passado. A morte de Santos foi filmada e exibida anteontem no "Fantástico", da TV Globo.

Questionada pelo Agora sobre possíveis falhas no esquema de segurança do presídio de segurança máxima P2 de Presidente Venceslau (611 km de SP), onde o crime ocorreu, a secretaria nada respondeu. Segundo a reportagem do "Fantástico", entre o momento em que a pessoa que filmava o crime alertou os agentes e o momento em que eles entraram, passaram-se sete minutos. A reportagem questionou qual seria o tempo ideal para a invasão, mas também não obteve resposta". Leia mais.

Vê-se que o "silêncio" do governo tem uma intenção clara: fazer de conta que tudo está "sob controle". A realidade mostra que continua sob controle do crime organizado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário