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quinta-feira, 5 de março de 2009

Publicidade para autopromoção


Os gastos com publicidade do governo Marta Suplicy foram alvo constante de ataque da oposição, na época liderada pelos tucanos. Vitoriosos nas eleições de 2004, ano em que a população paulistana elegeu Serra para prefeito e Kassab como seu vice, o que se esperava deles no comando da Prefeitura era colocar em prática tudo o que pregavam quando na oposição. Não foi o que ocorreu: gastaram muito com publicidade e, o pior, sem nenhum espírito público, com objetivos meramente de autopromoção.

Vejamos os números: em 2005, enquanto a cidade estava paralisada devido a contenção de gastos - sob o falso argumento do prefeito Serra do “caos financeiro” -, os gastos publicitários foram estipulados em R$ 9,78 milhões que, depois de sucessivos remanejamentos a cifra passou para R$ 23,45 milhões.

Em 2006, o valor inicial orçado foi R$ 23,4 milhões, mas estes valores foram elevados para R$ 30,58 milhões - sendo empenhados R$ 29,4 milhões.

No ano de 2007, já de olho no cenário eleitoral, os gastos foram ampliados absurdamente. Originalmente foram orçados R$ 35,55 milhões, pasmem caros leitores! Os gastos com publicidade foram elevados para R$ 66,91 milhões, ou seja, a prefeitura gastou com propaganda quase o dobro do que foi autorizado pela Câmara.

Já no ano de 2008, o valor orçado foi de R$ 36,5 milhões. Depois subiu para R$ 39,7 milhões.

Somando os quatro anos da primeira gestão Serra/Kassab, foram gastos com publicidade o montante de R$ 159,5 milhões, o que representa uma média anual de R$ 39,87 milhões com publicidade.

Olhando os números concluímos: as verbas publicitárias foram utilizadas para a autopromoção do prefeito. Basta verificar o valor que foi investido no ano eleitoral. Por outro lado, se este montante fosse investido na educação daria para construir 8 CEUS no valor de R$ 20 milhões cada ou então poderia diminuir o déficit habitacional da cidade construindo cerca de 4 mil casas populares no valor de 40 mil reais por unidade.

A incoerência dos tucanos não tem limites: na oposição tem uma postura do "quanto pior, melhor"; nas eleições, falam somente o que o povo quer ouvir, vendem facilidades e quando chegam ao governo desmentem tudo que disseram antes. É analisando a prática dos tucanos que compreendemos a frase dita por Fernando Henrique: “Esqueçam o que escrevi antes”.

Fonte: Novoseo

2 comentários:

  1. Bela matéria!! Os números não metem jamais, os tucanos sim, São mentirosos e impiedosos com o povo. Esquecemos nós o que eles disseram e disem quando se trata de interesse público.

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  2. Quem diria, o PSDB governo são Paulo a 16 anos!! Eu tenho fé: um dia o povo paulista vai acordar.

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