Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Trio Carapiá - A boa cultura caipira

A cultura caipira passa por uma espécie de sofisticada revitalização. O caipira, em si, antes era motivo de chacota. O sotaque caipira era sinal de provincianismo, de ignorância e de falta, aliás, de cultura. As abordagens do universo caipira, portanto, sempre se concentraram na caricatura, no reconhecimento rápido e na nostalgia que levava ao hermetismo.

Quem se interessava pelas derivações da palavra "caipira", preferia ficar cultivando aquele mundinho sem futuro; já quem não gostava, fugia correndo dos maniqueísmos, da simples falta de gosto e da repetição exaustiva de padrões.

Pois, na música, as coisas começaram a mudar com a chegada da gravadora Kuarup — que promoveu um resgate a sério, tratando como gênero o fenômeno do Brasil profundo, dando continuidade e não deixando a questão perdida no espaço. Nesse embalo, músicos e pesquisadores como Leandro Carvalho, mostraram como um autor como João Pacífico podia ser caipira e profundo. Seguindo essa linha, mas explorando as possibilidades do instrumental, apareceu, em disco, o Trio Carapiá. Da região de Campinas, João Paulo Amaral, Elias Kopcak e Rodrigo Nali formam, justamente, um trio de violas de dez cordas ou "caipiras".

Levante, seu primeiro CD, é um prato cheio para quem quer explorar esses domínios mas, habitualmente, sente calafrios quando ouve as letras carregadas de erres e afins. O Trio não deixa de fora nomes consagrados como Rolando Boldrin ("Faca de Ponta") e Tião Carreiro ("Malandrinho"), mas arrisca com temas como "Mulher Rendeira" (Zé do Norte) e, sobretudo, com composições do próprio João Paulo Amaral (que são maioria). Levante é grande música popular e tem todos os atributos para elevar a outro nível a velha viola caipira.

Neste sábado dia 19, o TRIO CARAPIÁ e QUARTETO EM SY estarão se apresentando na primeira noite do projeto 3 x 4, que reúne um quarteto vocal e um trio instrumental, as "garotas" do Quarteto em Cy interpretam clássicos da MPB após a apresentação do trio de violas caipiras. Sesc Pompéia - teatro - r. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. 344 lugares. 21h. 90 min. 12 anos. Ingr.: R$ 6,50 a R$ 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário