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terça-feira, 29 de abril de 2008

Sobre o acidente na linha 4 do Metrô

Do jornal O Estado de São Paulo

A Companhia do Metrô desconsiderou recomendações técnicas que dariam mais segurança às escavações da Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela. Por causa de problemas no solo na região, dois relatórios obtidos pelo Estado indicavam necessidade de obras mais profundas que as realizadas. Isso, porém, atrasaria a inauguração em seis meses e demandaria novos gastos, não só durante a obra como também após a abertura da estação, incluindo mais lances de escadas rolantes e maior uso de energia elétrica.

A estação foi escavada a 30 metros de profundidade, quando o ideal, conforme especialistas, seria de 35 a 45 metros. Isso reduziria a possibilidade de desabamentos no local, como o ocorrido em 12 de janeiro de 2007, que deixou sete mortos. Leia mais.

Comentário: As investigações para descobrir os responsáveis pela tragédia na linha 4 do Metrô, que vitimou 7 pessoas, continuam se arrastando. Na verdade, o governo de estado não tem nenhum interesse em aprofundar as investigações por saber que os resultados decorrentes podem significar uma bomba de efeito retardado em seu próprio colo. Foi para protelar as investigações que os deputados governistas usaram de todo tipo de manobra para impedir a abertura de uma CPI na Assembléia Legislativa. É nítida a falta de vontade política de se chegar aos verdadeiros culpados.

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