Páginas

sábado, 26 de abril de 2008

Tadeu Franco canta a música Nós Dois


Um pouco de Tadeu Franco

Tadeu Franco traz em sua bagagem profissional a gravação de quatro discos: "Cativante" (1984), "Alma Animal" (1990) lançado na França pelo Selo Paixão Brasil, "Orlando" (1995) e "Em Nome do Amor" (2007).

Natural de Itaobim, Vale do Jequitinhonha, aos dez anos ganha um acordeão, mas não toca o instrumento, prefere o violão, que até hoje o acompanha. Nos programas de calouros da ZYX7, encanta o auditório com seu precoce romantismo. Nas serenatas, músicas de Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Geraldo Vandré e Gonzaga Júnior. Em Belo Horizonte estréia no Projeto Fim de Tarde, do Palácio das Artes. Viaja no "Expresso Melodia", caminhão-palco cujo show é transmitido pela Rádio Inconfidência. Canta em praças, circos, favelas, universidades e bares.

Canta nos teatros Francisco Nunes, Marília e Imprensa Oficial até gravar com Milton Nascimento e Simone, no Estúdio Transamérica, RJ, a música "Comunhão", de Milton e Fernando Brant, no disco "Anima". Em 1984 lança o disco "Cativante", com produção e direção de Milton Nascimento, arranjos de Wagner Tiso e Túlio Mourão. Nos festivais de canção em Boa Esperança, Juiz de Fora, Avaré, Lambari, é primeiro lugar e melhor intérprete.

Em 1990 lança, no Brasil e na França, o CD "Alma Animal", pelo selo "Paixão Brèsil". No disco, elogiado pela crítica especializada, parcerias com Beto Guedes, Heraldo do Monte e Tomaz Antônio Gonzaga. Lança novos compositores, canta com Toninho Horta e Nélson Ângelo e, mais uma vez, conta com a presença de amigos do "Clube da Esquina", como Nivaldo Ornelas e Fernando Brant. Em 1995 grava o CD "Orlando". No repertório dezesseis músicas consagradas pelo "Cantor das Multidões", Orlando Silva, respeitosamente interpretadas com emoção renovada por Tadeu Franco. Como autor, tem músicas gravadas por Sá e Guarabira, Pena Branca e Xavantinho e Beto Guedes. Dedica-se atualmente a outros autores brasileiros como Gonzagão, Geraldo Pereira e Tom Jobim.

Um comentário:

  1. Bela música, vereador, obrigada pela indicação do Tadeu.

    Gabriela, Mooca

    ResponderExcluir