Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Profissão de risco

Do Jornal da Tarde hoje (07)

"A violência coloca em risco 42% das escolas da rede estadual no município de São Paulo. Dos 1.096 colégios estaduais da Capital, 461 ficam em regiões de 'alta vulnerabilidade', como o governo denomina as áreas com os piores indicadores socioeconômicos. Nessas unidades trabalham 41% (30 mil) de um total de 73 mil servidores estaduais da educação da Cidade - sendo a maioria professor.

Para compensar o 'perigo', os funcionários recebem um benefício chamado Adicional Local de Exercício (ALE). O bônus corresponde a 20% do salário base - sem gratificações -, que chega até R$ 300. No Estado de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual da Educação, cerca de 95 mil servidores (32%) dão expediente em 1.782 escolas da rede localizadas em áreas de difícil acesso, com pouco saneamento básico e elevado índice de violência". Leia mais.

Comentário: A ineficácia da política de segurança pública tucana no estado de São Paulo tem como conseqüência um alto custo social. A população paulista, especialmente a que vive na periferia dos grandes centros urbanos, convive com o crime organizado, a proliferação das drogas e chacinas. Até os serviços públicos como saúde, transporte e educação estão sendo atingidos. Com medo, médicos e professores se afastam dos postos de trabalho para preservar suas vidas. A matéria do JT de hoje ilustra bem esta caótica realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário