Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2008

De que morreu Jango?



Do Site Carta Capital

"De que morreu João Goulart? Dizem os livros de história que o presidente, deposto pelo golpe militar de 1964, teria sido vítima de ataque cardíaco em sua fazenda, La Villa, em Mercedes, na Argentina. Mas as suspeitas de que Jango possa ter sido assassinado persistem 32 anos depois de sua morte.

O suposto envenenamento do ex-presidente por um agente da repressão voltou à baila na quinta-feira 17, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

A Comissão está investigando a chamada Operação Condor, cooperação entre os governos ditatoriais da Argentina, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai, em meados da década de 70, para perseguir e eliminar opositores. Um dos pontos que o grupo parlamentar pretende esclarecer é justamente a morte de Jango. Foi assinado um convênio com o Congresso argentino, o que, segundo o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que preside a Comissão, é um primeiro passo para levar o tema ao Parlamento do Mercosul.

Pompeo de Mattos anunciou que solicitará aos países envolvidos todos os documentos relativos à Operação. O neto do ex-presidente, Christopher Goulart, citou as duas principais suspeitas em torno da morte e do sepultamento de Jango: a rapidez com que foi feito o enterro e o fato de o corpo não ter sido submetido à necropsia, como prevê a lei em caso de falecimento domiciliar. O presidente da comissão lembrou também que o caixão veio lacrado da Argentina. Um informe da CIA, ao qual a comissão teve acesso, revela que o governo americano sabia de cada passo de Jango, no Brasil e no Uruguai".

Nenhum comentário:

Postar um comentário