Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2008

PMDB é o principal parceiro do PT

Valor Econômico

"O PMDB tornou-se o parceiro preferencial do PT. O número de alianças já desenhadas entre as duas siglas nas eleições municipais nas capitais supera as do PT com parceiros tradicionais no campo da esquerda, como o PSB e o PCdoB. Os dois partidos devem estar juntos em 11 das 26 capitais estaduais, em uma relação assimétrica: em sete delas - Rio, Fortaleza, São Paulo, Teresina, Maceió, Porto Velho e Vitória - é provável que o PMDB apóie o PT. Em apenas uma - Goiânia - há a possibilidade que o PT se alie a um candidato do PMDB. Os dois partidos deverão estar juntos para apoiar candidatos de outras siglas em três capitais: Belo Horizonte (Márcio Lacerda, PSB), João Pessoa (Ricardo Coutinho, PSB) e Aracaju (Edvaldo Nogueira, PCdoB).

O desequilíbrio pouco preocupa a direção nacional do PMDB, que empenhou-se com a cúpula petista em garantir a parceria na maioria dos casos. "Vamos ver se compensamos esta assimetria com apoios em grandes municípios. Em Minas, já fechamos em Juiz de Fora. Aqui em São Paulo, em Taubaté e São José do Rio Preto", disse o presidente nacional da sigla, deputado Michel Temer (SP).

As parcerias contudo já representam uma possibilidade do partido colocar-se como o aliado central do PT em 2010, neutralizando as chances de uma recomposição da frente de esquerda ou de uma aproximação entre petistas e tucanos em torno de Aécio Neves. É também um ganho concreto para o PMDB no presente. Há muitas eleições que o desempenho do partido é declinante nas capitais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário