Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

R$ 2 bi desperdiçados

O Jornal da Tarde de hoje publica uma matéria onde a secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, anuncia mudanças no programa "Teia do Saber". O Teia do Saber é um programa de formação continuada pelo qual a Secretaria Estadual da Educação contrata instituições de ensino superior para ministrar cursos a professores das escolas de ensino fundamental e médio da rede.

Nos últimos cinco anos o programa teve a participação de 100 mil professores. Em 2007, dos 230 mil professores da rede, 40 mil participaram.

Abaixo as afirmações da atual secretária da educação:

"Os R$ 2 bilhões investidos em formação continuada de professores pelo governo do Estado nos últimos 5 anos não resultaram em nenhuma melhoria no desempenho dos alunos da rede estadual".

Não havia relação interativa entre esses programas e as necessidades da escola”.

O que chama a atenção é que foi um recurso elevado, houve grande esforço da secretaria para capacitar. No entanto, como havia desarticulação entre os programas que as universidades ofereciam e os resultados das avaliações das nossas escolas, essa capacitação não resultou em melhoria de desempenho. Não culpo as universidades, elas ofereciam aquilo que era pedido pela secretaria.”

Só Para lembrar: o projeto de formação dos docentes foi implantado na gestão do ex-secretário Gabriel Chalita, em 2003. O ex-secretário é filiado ao PSDB que governa o estado há mais de 13 anos. O Descaso, a incompetência e a inoperância são elementos de culpabilidade que integram a política educacional desenvolvida pelos sucessivos governos tucanos, é o nexo causal com o resultado desastroso da política educacional do estado de São Paulo.

A revelação da atual secretária, aqui publicada, é mais uma "prova material" do "crime" que o PSDB vem cometendo contra aqueles que dependem da escola pública.

O povo, responsável por julgar a incompetência dos políticos, com certeza formará a sua convicção e através de um julgamento justo, fará do seu voto um instrumento para impedir a continuidade desta prática que vem causando tantos danos à já combalida educação pública de São Paulo.

Clique aqui para acessar a matéria publicada no Jornal da Tarde de hoje (19). Vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário